Falou-se de IPSS’s, Património e Comunidades no Centro de Bem Estar Social de Vale de Figueira

No âmbito do Ano Europeu do Património Cultural e integrado na 23ª edição da Feira do Arroz Doce 2018, o Centro de Bem Estar Social de Vale de Figueira (CBESVF), levou a cabo na tarde desta quinta-feira, dia 05 de Julho, uma conferência subordinada ao tema “IPSS’s, Património e Comunidades”, que contou com quatro intervenções relacionadas com o mesmo.

Cláudia Moreira, vereadora do município da Chamusca, apresentou o projecto de empreendedorismo social ‘Nylons & Popelinas’, desenvolvido com as IPSS’s do seu Concelho, que levou à criação de 11 marcas de produtos feitos pelos utentes.

Inês Magalhães, restauradora da equipa que realizou a intervenção de conservação e restauro dos retábulos da Paixão na Igreja Matriz de Vale de Figueira, apresentou o trabalho realizado, explicando a intervenção que a sua equipa ali desenvolveu e mostrando o antes e o depois dos trabalhos.

José Gaspar apresentou a história e o fruto da sua investigação acerca do Convento de Santa Maria de Jesus de Vale de Figueira, um convento dos Frades Arrábidos, com origem na Serra da Arrábida, que se instalou em Vale de Figueira e do qual hoje já só restam poucas ruínas. Foi feita uma exposição dos seus 462 anos de história.

A quarta comunicação da tarde coube a Maria Cristina Gonçalves, directora do Museu Municipal de Benavente, um museu do território, que tem preservado e divulgado o património deste Concelho, tanto material como imaterial.

(notícia desenvolvida na edição impressa de 13 de Julho)

info, , , , , , ,

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS