No âmbito do Ano Europeu do Património Cultural e integrado na 23ª edição da Feira do Arroz Doce 2018, o Centro de Bem Estar Social de Vale de Figueira (CBESVF), levou a cabo na tarde desta quinta-feira, dia 05 de Julho, uma conferência subordinada ao tema “IPSS’s, Património e Comunidades”, que contou com quatro intervenções relacionadas com o mesmo.

Cláudia Moreira, vereadora do município da Chamusca, apresentou o projecto de empreendedorismo social ‘Nylons & Popelinas’, desenvolvido com as IPSS’s do seu Concelho, que levou à criação de 11 marcas de produtos feitos pelos utentes.

Inês Magalhães, restauradora da equipa que realizou a intervenção de conservação e restauro dos retábulos da Paixão na Igreja Matriz de Vale de Figueira, apresentou o trabalho realizado, explicando a intervenção que a sua equipa ali desenvolveu e mostrando o antes e o depois dos trabalhos.

José Gaspar apresentou a história e o fruto da sua investigação acerca do Convento de Santa Maria de Jesus de Vale de Figueira, um convento dos Frades Arrábidos, com origem na Serra da Arrábida, que se instalou em Vale de Figueira e do qual hoje já só restam poucas ruínas. Foi feita uma exposição dos seus 462 anos de história.

A quarta comunicação da tarde coube a Maria Cristina Gonçalves, directora do Museu Municipal de Benavente, um museu do território, que tem preservado e divulgado o património deste Concelho, tanto material como imaterial.

(notícia desenvolvida na edição impressa de 13 de Julho)

Leia também...

Reflexos: António Alves – Um grande Artista que perdemos

Conheci o António Luís Ferreira Alves no Veto Teatro Oficina, há tantos…

Incêndio em zona de mato em Ourém mobiliza quatro meios aéreos

 Um incêndio em zona de mato, em Pêras Ruivas, no concelho de…

Paula Carloto rende Renato Bento na direcção do Centro Distrital de Santarém da Segurança Social

Renato Possante Bento cessa funções, por indicação superior, como Director do Centro…

“Seria prazer meu que todo este património permanecesse na cidade de Santarém, a minha cidade”

O Professor Cândido Azevedo regressou em finais de 2018 de Macau, onde…