O Santuário de Fátima vai assinalar o centenário da morte de S. Francisco Marto, em 4 de Abril, com um programa especial, que inclui a distribuição de uma pagela comemorativa do centenário.

Numa nota de imprensa, o Santuário de Fátima informa que as celebrações dos 100 anos da morte do pastorinho Francisco Marto, começam em 03 de Abril, com uma vigília de oração, com início às 21:30, com a recitação do terço, na Capelinha das Aparições, seguindo-se uma procissão para a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, onde terá lugar a veneração do túmulo de S. Francisco Marto.

A partir do dia 4 de Abril, será distribuída uma pagela comemorativa do centenário da morte de Francisco, que será disponibilizada nos sete idiomas oficiais do Santuário e exclusivamente na casa de Francisco e de Jacinta, em Aljustrel, até ao fim do ano pastoral.

Neste dia, realiza-se uma procissão, para a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima com o ícone de S. Francisco Marto, onde terá lugar a Missa Votiva dos Pastorinhos de Fátima.

Às 14:00, proceder-se-á à leitura da Quarta Memória das Memórias da Irmã Lúcia, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Mais tarde haverá a adoração eucarística e, na Capela do Santíssimo Sacramento, celebram-se vésperas solenes.

Ainda neste dia, os peregrinos que passem pelo quarto do vidente, vão ter oportunidade de escutar o trecho com a narração da morte do Francisco, retirado das Memórias da Irmã Lúcia, refere a nota de imprensa do Santuário.

“O túmulo do pequeno pastor, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário, a partir do dia em que se assinala o centenário da sua morte, até ao final do ano pastoral, estará solenizado de forma especial.”

No dia 7 de Abril, a Basílica de Nossa Senhora do Rosário acolhe o Concerto Comemorativo do Centenário da Morte de São Francisco Marto, pelas 15:30, pelo Grupo Vocal Lusiovoce, com direcção de Clara Alcobia Coelho.

“Cem anos depois da morte do Francisco, recordá-lo tendo em conta que ele foi canonizado em 2017, é recordar à Igreja uma característica fundamental da santidade cristã, que é a abertura ao absoluto”, referiu o responsável pelo Departamento para Acolhimento de Peregrinos, Pedro Valinho Gomes, citado no comunicado.

Para o teólogo e antigo assessor da Postulação para a Causa da Canonização de Francisco e Jacinta Marto, o Santuário de Fátima “tem uma responsabilidade de oferecer aos peregrinos o conteúdo catequético da mensagem aqui deixada aquelas três crianças, e essa mensagem não é apenas o resultado daquilo que ouviram, é também o seu exemplo de vida”, disse ainda Pedro Valinho Gomes.

Também a Fundação Francisco e Jacinta Marto vai assinalar esta efeméride com uma iniciativa intitulada “Entre-Luz – Encontros de espiritualidade e cultura na Casa das Candeias”, inspirado na experiência dos Pastorinhos na aparição de maio.

Francisco e a irmã Jacinta foram canonizados no Santuário de Fátima, a 13 de maio de 2017, durante a Missa da primeira Peregrinação Internacional Aniversária do Centenário das Aparições, presidida pelo Papa Francisco, tornando-se assim nos mais jovens santos não-mártires da história da Igreja Católica.

Leia também...

Associação de Defesa do Património de Torres Novas promove encontro de solstício

A Associação de Defesa do Património de Torres Novas (ADPTN) vai promover mais um encontro de solstício. Dia 21 de Junho pelas 21 horas…

Documentário sobre efeitos da desindustrialização estreia dia 26

O Cineteatro Paraíso, em Tomar, recebe, no dia 26, a estreia do documentário “Marca d’água”, de João Luz, que, a partir das extintas fábricas…

Centro Cultural Gil Vicente apresenta programação cultural variada para 2026

Uma programação diversificada e a pensar em todas as faixas etárias é a proposta do Centro Cultural Gil Vicente (CCGV), em Sardoal, para 2026,…

Festival Vapor nomeado para prémio internacional

A edição de 2022 do Festival Vapor: A Steampunk Circus, que decorreu em setembro no Museu Nacional Ferroviário, está na lista de nomeados aos…