O reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, considera que, na Cova da Iria, se podem encontrar “algumas das mais típicas e universais manifestações da piedade popular”.

Segundo o sacerdote, os exemplos radicam nas “procissões com a imagem de Nossa Senhora de Fátima, de velas, ou eucarísticas, o rosário, a Via Sacra, a oferta de velas, a veneração da imagem de Nossa Senhora de Fátima”.

“Nestas diversas manifestações devocionais exprime-se quer a sensibilidade do povo cristão, na sua relação com Deus, quer algumas das dimensões da própria mensagem de Fátima”, afirmou Carlos Cabecinhas, na última visita temática do ano pastoral à exposição temporária “Rostos de Fátima – fisionomias de uma paisagem espiritual”, sobre o tema “As celebrações de Fátima: rosto visível da comunidade orante”.

Para o padre que há 11 anos é reitor do principal santuário mariano do país, “as assembleias de Fátima são o rosto visível da comunidade orante que é a Igreja”.

“São assembleias crentes, que se reúnem para celebrar a fé e que, pela participação na celebração ou no momento de oração, querem também alimentar a sua fé e aumentá-la”, disse o sacerdote na noite de quarta-feira, citado na página do Santuário de Fátima na Internet.

Segundo Carlos Cabecinhas, “ocupar-se das celebrações de Fátima é ocupar-se do rosto mais visível de Fátima. Depois da Imagem de Nossa Senhora, não há elemento mais icónico de Fátima do que as celebrações, sobretudo as das grandes peregrinações”.

Na ocasião, o reitor disse que as “Peregrinações Internacionais Aniversárias continuam a ser os mais representativos momentos de celebração no Santuário de Fátima”, mas sublinhou que, face à crescente presença de peregrinos ao longo de todo o ano, a procissão das velas faz-se diariamente, da Páscoa ao início do Advento e, a partir daí, aos sábados.

O Santuário realiza também a procissão do adeus em todos os domingos – entre a Páscoa e o fim de Outubro -, proporciona sete missas diariamente, quatro momentos diários de oração do terço, na Capelinha das Aparições, a celebração do sacramento da reconciliação durante todo o dia, a adoração permanente na Capela do Santíssimo Sacramento, além de muitos outros momentos de oração.

“O programa diário da Santuário é ritmado pela celebração da Eucaristia, em diversos horários, para permitir aos peregrinos abundantes possibilidades de participação”, disse Carlos Cabecinhas aos participantes na visita à exposição, acrescentando que “as assembleias de Fátima revelam um rosto universal da Igreja, mostram-na verdadeiramente ‘católica’. São assembleias abertas a todos, marcadas pela diversidade de idades, sensibilidades, caminhadas de fé e proveniências”.

A exposição “Rostos de Fátima – fisionomias de uma paisagem espiritual” já registou mais de 58 mil visitas e está patente até 15 de Outubro de 2022, no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade.

Leia também...

Festival Materiais Diversos em Alcanena e Minde para “aproximar as pessoas e as artes”

A 12.ª edição do Festival Materiais Diversos (FMD) vai realizar-se de 05 a 15 de outubro em Alcanena e Minde, vila “berço” do festival,…

Lei das beatas gerou 10 autos de contra-ordenação em Santarém

Um ano e nove meses após a entrada em vigor da lei das beatas, que prevê coimas até 250 euros para quem lançar pontas…

Prisão preventiva para homem suspeito de tentativa de homicídio no concelho de Ourém

Um homem de 53 anos suspeito de tentar matar outro no concelho de Ourémm, foi detido e aguardará o desenvolvimento do inquérito em prisão…

Circulação de comboios suspensa na Linha do Norte

A circulação de comboios está suspensa entre o Entroncamento e Santarém devido a uma avaria no sistema de sinalização e está condicionada entre Pinhal…