A Centenária Feira de Maio, a mais castiça das Festas Ribatejanas, está de regresso à Vila de Azambuja, entre 24 e 28 de Maio de 2018. São cinco dias recheados de festa brava e afición, na qual não vão faltar actividades equestres, taurinas, animação popular e muita música.

O cartaz é recheado para agradar aos mais variados gostos. A fadista Raquel Tavares vai actuar a 24, dia inaugural do evento, no Jardim Urbano, e no mesmo espaço, acontece a “noite da sardinha assada” (dia 25) e a actuação da banda Ciklone. No sábado, 26 de Maio, destaque para a actuação do cantor Virgul.

O Campo da Feira, junto à Praça de Toiros, continuará a ser um dos polos de atracção do evento e surgirá renovado nesta edição 2018. Uma estrutura mais moderna, funcional e acolhedora será o palco da tradicional “Praça das Freguesias” onde todo o concelho celebra o melhor da gastronomia regional e da sua animação mais típica. No mesmo recinto, em espaços distintos, marcarão presença o artesanato e várias empresas locais de diversas áreas económicas.

Nas ruas da vila, as cinco largadas de toiros (uma em cada dia), que fazem as delícias dos mais aficionados e dos milhares de visitantes, continuam a constituir a grande atracção da festa. Isto, sem esquecer as dezenas de tertúlias particulares, que abrem as portas a todos os que queiram refrescar a garganta ou petiscar, e a ornamentação bem garrida e castiça de fachadas e janelas que tornam esta feira tão genuína e única.

Para a noite de 25 de Maio, está reservado um dos momentos altos da festa. O desfile dos campinos com o gado, à luz de archotes, e a partir da meia-noite (após a recolha dos toiros), a distribuição gratuita de sardinhas, pão e vinho em diversos locais da vila. Pela noite dentro, para além do concerto no jardim, dois grupos de baile e três bandinhas itinerantes animam os arraiais até ao romper da manhã.

E na manhã de domingo, dia 27, a página mais solene da feira, com a Homenagem ao Campino. Este ano, todos os campinos terão o seu valor publicamente reconhecido na homenagem a Bernardo da Conceição Afonso, um dos campinos que há mais anos colabora na Feira de Maio e dedica a sua vida à criação do toiro bravo. Destaque ainda para a Tradicional Corrida de Toiros à portuguesa, pelas cinco da tarde na Praça de Toiros Dr. Ortigão Costa, cujo cartel conta com muito “sangue da casa”. Referência ao regresso da cavaleira natural do concelho – Ana Rita, a par de Marcos Bastinhas e Jacobo Botero, bem como à prestação dos Forcados Amadores de Azambuja a dividir as pegas com os Amadores do Ribatejo. O espectáculo Lusitânia Equestre encerrará o programa de domingo.

No último dia das festividades, a manhã de segunda-feira, 28 de Maio, traz às ruas de Azambuja centenas de alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico com o projecto de multi-actividades designado “Feira na Vila”. A derradeira tarde despede-se com a entrega de diplomas e prémios e, ainda, a última largada de toiros. À meia-noite, um espectáculo de fogo-de-artifício dará por encerrada a Feira de Maio 2018.

Leia também...

Agricultores e ambientalistas contra transferência de competências para CCDR

Luís Mira, secretário-geral da CAP e director do CNEMA manifesta-se contra uma…

Encarregados de educação apresentam queixa por assédio sexual contra professor da escola D. João II

Pelo menos oito encarregados de educação da Escola EB 2,3 D. João…

Meio milhão a mais no IMT permite investimentos em Torres Novas

O executivo camarário de Torres Novas aprovou por maioria no dia 5…

5º aniversário do Borboletário Tropical de Constância

O Borboletário Tropical do Parque Ambiental de Santa Margarida, celebra no próximo…