Foto de arquivo
Foto de arquivo

Pedro Mafama, D.A.M.A, Sons do Minho e Sai do Chão – Tributo a Ivette Sangalo (seguidos dos djs Bombatuke, Sara Santini, Dupla Mete Cá Sets e I Love 90’s) são os cabeças de cartaz da Feira de Santa Iria, que decorre em Tomar de 13 a 22 de Outubro.

Tal como o ano passado, os concertos, gratuitos, vão ter lugar na Várzea Grande, estendendo-se o certame entre aquele espaço e o recinto do Mercado.

A Feira de Santa Iria é uma das mais antigas da região e teve um papel preponderante, no passado, para garantir o abastecimento da população de produtos e materiais a que não conseguia aceder de outra forma. Hoje é completamente diferente o seu peso comercial, mas continua a ser um marco no calendário dos tomarenses.

Também por isso, o objectivo do Município tem sido de a adaptar aos tempos actuais, quer na programação, quer na localização das diversas valências. A criação de um site próprio, aliás, desde o ano passado, é um exemplo do novo modo de encarar o certame, atraindo públicos diversos.

No que se refere às localizações, o recinto do Mercado acolhe o parque de diversões e as tasquinhas; no passadiço junto à Casa dos Cubos estarão os espaços de gastronomia e associativismo; na Rua dos Arcos, o comércio em geral; no estacionamento lateral do Palácio da Justiça, a nascente, a Feira das Passas; por trás do Tribunal, artesanato; em frente, automóveis e máquinas agrícolas; e na ampla praça da Várzea, além do palco principal, os produtos locais e regionais, street food e bares das colectividades.

A abertura oficial da Feira será dia 13, sexta, pelas 18 horas. Nessa noite acontece na Várzea o tributo a Ivette Sangalo com o grupo Sai do Chão (às 22 horas) e I Love the 90’s (meia-noite). No sábado, dia 14, Pedro Mafama (22h30) e Bombatuke (23h45). Para domingo, 15, fica reservado o som dos Drama & Beiço, a partir das 17 horas.

Seguem-se, na segunda-feira, noite de fados (às 21h30); e na terça, à mesma hora, noite de ranchos. Na quarta, a Banda T atua às 22 horas, seguida, à meia-noite, de Pão de Ló Gijéis Sete. Na quinta será a vez de Kontra Relógio (às 21h30) e Sede (23h15).

Dia 20, sexta-feira, é dedicado à padroeira e dele faz parte o momento mais emblemático das festividades, com a procissão de Santa Iria, nessa manhã, que culminará com o lançamento de pétalas ao rio, na Ponte Velha, por parte das crianças. À noite, haverá actuação de Sons do Minho (22h30) e da Dupla Mete Cá Sets (00h15).

A noite de sábado, dia 21, trará o concerto dos D.A.M.A (às 22h30) e a atuação de Sara Santini (00h15); fechando o programa musical com a já tradicional celebração do aniversário da Rádio Cidade de Tomar, no domingo, a partir das 15 horas.

Razões de sobra para não faltar a uma Feira que, apesar de vários séculos de idade, se tem vindo a adaptar, cada vez melhor, à realidade do século XXI.

Leia também...

Hospital de Santarém investe 738.000 euros em pintura do edifício

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) está a investir 738.000 euros na…

Forças de Segurança “cercam” Tribunal de Santarém

Elementos da PSP e GNR reuniram-se esta terça feira, dia 06, pelas…

Detido homem com mandados de detenção para cumprimento de penas efectivas

A PSP deteve hoje de madrugada em Aveiro um homem de 26…

Cheias afetam 16 vias no distrito de Santarém

Dezasseis vias rodoviárias do distrito de Santarém estão parcial ou totalmente obstruídas…