O “melhor da produção nacional” vai ser dado a provar de 02 a 10 de Junho, em Santarém, na 55.ª edição da Feira Nacional da Agricultura/65.ª Feira do Ribatejo, no espaço Salão Prazer de Provar.

Apresentado em conferência de imprensa, o programa da Feira Nacional da Agricultura (FNA), este ano dedicada ao olival e ao azeite, destaca, além da componente técnica e de discussão e reflexão sobre o sector, a presença dos produtos premiados nos concursos nacionais que o Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA) promove entre Dezembro e Maio em colaboração com a Qualifica, o Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo e a Federação Nacional dos Apicultores de Portugal.

“Os ‘Melhores dos Melhores’ estarão em exposição no Salão Prazer de Provar, permitindo assim o contacto directo do consumidor com o que de melhor se faz no nosso sector”, afirma o CNEMA.

PUBLICIDADE

Frisando que as escolhas são realizadas em prova cega, o CNEMA afirma que os concursos visam “estimular a produção de qualidade, dar a conhecer os melhores produtos nas diferentes regiões do país, incentivar o seu consumo e promover o encontro de produtores, empresas, técnicos e apreciadores”.

No Salão Prazer de Provar é possível encontrar “vários produtos de grande qualidade”, como azeites, queijos, enchidos, méis, compotas, frutas, vinhos, entre outros bens alimentares, decorrendo acções de “Cozinha ao Vivo”, com mostras e degustações de produtos ou harmonizações entre vinhos e azeites.

O espaço alberga a iniciativa “Portugal Sou Eu”, promovida pelo Ministério da Economia para a dinamização e valorização dos produtos portugueses, acrescenta.

A degustação pode prosseguir nos diversos restaurantes de carnes de raças autóctones e nas tasquinhas das associações e colectividades do concelho de Santarém presentes no certame, num espaço este ano dotado de sistemas de refrigeração e vista privilegiada para os palcos onde decorre a animação e as provas equestres.

Os visitantes podem ainda contactar com uma “mostra alargada de diferentes raças autóctones bovinas, nacionais e internacionais, assim como dezenas de equinos, representando as principais coudelarias nacionais, suínos de raça bísara e raça alentejana, caprinos e ovinos, além de uma grande exposição de galinhas poedeiras (com mais de 500 exemplares) ao ar livre.

O cartaz de espetáculos da feira inclui concertos com os Xutos e Pontapés (dia 02), HMB (dia 07), Kura e David Antunes & The Midnight Band (dia 08) e Matias Damásio (dia 09), além das tradicionais largadas de toiros, desfiles e provas de campinos, actividades equestres, demonstrações de escolas de toureio, treino de forcados, provas de velocidade, perícia e condução de cabrestos, exibições de folclore e música tradicional e popular.

Luís Mira, administrador do CNEMA e secretário-geral da CAP, sublinhou o facto de este ser “o “único sítio no mundo” onde é possível assistir a uma largada de touros sentado numa bancada.

Afirmando que esta é uma “tradição para manter e preservar”, Luís Mira referiu a aposta na segurança e no horário (antes dos concertos), para servir o público que procura este tipo de manifestação.

O CNEMA tem procurado ainda melhorar as acessibilidades ao certame, procurando evitar as filas de trânsito em dias de “enchente”, disponibilizando, em parceria com a Rodoviária do Tejo, um autocarro gratuito a partir de Santarém e criando carreiras especiais a partir de Lisboa (a exemplo do que aconteceu o ano passado) e da Golegã, com redução de tarifa e venda de ingressos para a FNA.

Há ainda uma parceria com a CP, com descontos de 30 por cento nas viagens de ida e volta, adiantou.

A FNA volta a acolher, a exemplo dos anos anteriores, a Fersant – Feira Empresarial da Região de Santarém, promovida pelo Associação Empresarial da Região de Santarém (Nersant).

PUBLICIDADE
Leia também...

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Morreu Asdrúbal, figura de Santarém

Asdrúbal, figura icónica e popular de Santarém, faleceu na madrugada deste domingo,…

Condutor não respeita ordem de paragem e foge durante 25 km à GNR

Um homem de 31 anos foi detido e aguarda julgamento em prisão…

GNR detém dono de café por violação do confinamento

A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve, no sábado, o dono de um…