A XLVII Feira Nacional do Cavalo, na Golegã, que tem início hoje, sexta-feira e decorre até dia 12, será marcada por homenagens, prémios e competições e será transmitida em ‘streaming’ pela primeira vez.

A transmissão ‘online’ através do YouTube é das maiores novidades deste ano e vai cobrir em direto as competições no picadeiro central e nas zonas de feira, de forma a “divulgar para todo o mundo o que se passa nesta feira secular, única no mundo”, refere o município num comunicado de imprensa.

Este ano haverá a atribuição de novos prémios, incluindo o “Prémio Carreira Campino” para marcar o regresso das provas de perícia de campinos e que vai distinguir aqueles que se destaquem nesta arte em cada ano.

Também o “Prémio Carreira Carlos Relvas” será pela primeira vez entregue, representando uma homenagem ao cavaleiro tauromáquico com mais tempo de alternativa, ou seja, mais tempo de carreira profissional, que este ano irá para Francisco Mascarenhas que celebra 78 anos de carreira.

Durante todo o evento haverá diferentes competições equestres, exposições e espetáculos, incluindo uma colaboração entre a Escola Portuguesa de Arte Equestre e da Escuela de Córdoba, no dia 09, e o tradicional Cortejo dos Romeiros de São Martinho, no dia 11.

Segundo o município, este ano há também uma maior preocupação com a segurança dos animais, que passará por controlos veterinários aleatórios aos cavalos em circulação para avaliar a condição física, evitando que haja em competição cavalos desidratados, em estado de exaustão ou com feridas.

Também serão feitos controlos de identidade aos animais de forma a prevenir fraudes e garantir que o animal inscrito é o animal em circulação.

Leia também...

Associação Thomar Honoris continua a somar na Rota dos Castelos

Decorreu no domingo em Santarém mais uma prova a contar para o…

Boletim Fátima Luz e Paz do Santuário de Fátima passa a edição digital

O boletim trimestral Fátima Luz e Paz, que o Santuário de Fátima…

Dois detidos em flagrante por furto em residência

O Comando Territorial de Santarém, através do Destacamento Territorial de Torres Novas…

Dominicanos têm novo provincial em Portugal

Os Dominicanos elegeram, no Capítulo realizado em Fátima, o frei José Manuel…