Foto: Facebook Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere

A Câmara de Ferreira do Zêzere aprovou hoje, por unanimidade, a colocação em discussão pública do Plano Diretor Municipal (PDM), cujo processo de revisão se iniciou há cerca de duas décadas.

Na reunião do executivo municipal, o presidente do município, Bruno Gomes (PS), salientou que, após publicação em Diário da República, o documento estará em discussão pública pelo período de 30 dias úteis, ou seja, durante cerca de um mês e meio.

Nesse período, serão realizadas sessões de apresentação do documento em todas as sete freguesias do concelho, cujas datas serão em breve divulgadas em edital, disse.

Por outro lado, o município disponibilizará “um ou dois técnicos”, que farão atendimento para o esclarecimento de todas as dúvidas específicas que possam existir por parte de empresas, munícipes e associações, nomeadamente sobre possibilidade de construção, expansão, licenciamento ou regularização.

Salientando que o executivo que lidera, de maioria socialista (após a conquista do município ao PSD nas eleições de setembro de 2021), apanhou a revisão do PDM “em fase adiantada”, Bruno Gomes disse que procurou que “houvesse rapidez na concertação entre as várias entidades”, para que se pudesse fazer a discussão pública.

“Era o que queríamos porque, se houver alguma coisa que esteja menos bem e seja possível corrigir, vai-se trabalhar para que isso aconteça”, declarou.

Para o autarca, este instrumento é fundamental para que empresas, munícipes, associações possam tomar decisões, seja para resolver situações que estão pendentes seja para realização de investimentos ou para a fixação no concelho.

“Passou muito tempo para que este assunto pudesse ser finalizado. Continuo a achar que, em instrumentos desta importância, tem de haver celeridade se o país quer estar na linha da frente, se queremos ser competitivos não só lá fora, mas também entre regiões”, acrescentou.

O autarca tem afirmado que o PDM de Ferreira do Zêzere teve de ter em conta limitações, como as que decorrem do facto de o concelho ser atravessado pelo rio Zêzere, que abastece de água cerca de três milhões de pessoas, e especificidades, como a existência de muito povoamento disperso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.