A Câmara de Ferreira do Zêzere, vai dar início à construção de uma nova escola para cerca de 500 alunos, num investimento de 13 milhões de euros, foi hoje anunciado.

“É a maior obra das últimas décadas e é a maior obra que o município fará. Somos dos primeiros concelhos a avançar para construção de uma escola com esta importância”, disse o presidente da câmara, Bruno Gomes, à agência Lusa.

Segundo o autarca, esta escola é necessária, uma vez que a atual já não tem condições de ensino adequadas para os alunos. 

“É um edifício com 42 anos. Chovia dentro das salas de aula e não há sequer um pavilhão com condições adequadas. Isto foi definido como uma das prioridades no início do mandato”, referiu.

O novo estabelecimento de ensino vai ter 17 salas de aula, uma sala de informática, uma de ciências, uma de música, duas de Educação Visual e Tecnológica, um laboratório de química, um laboratório de física, um pavilhão, um gabinete médico, uma biblioteca, um auditório, dois gabinetes de direção, duas salas de professores, uma sala de direção de turma, uma sala de convívios para alunos, um refeitório, uma cozinha, uma papelaria e diversas instalações sanitárias.

Esta infraestrutura, integralmente financiada pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), está avaliada em cerca de 13 milhões de euros e o executivo espera concluir as obras em junho de 2026.

“Queremos concluir esta obra a tempo de iniciar o ano letivo 2026/2027 e depois temos os prazos exigidos pelo PRR, pelo que convém ser até junho de 2026. São 20 meses que nós queremos muito cumprir”, disse o autarca.

Segundo o responsável, a construção da nova escola Pedro Ferreiro vai ser feita em duas fases, sendo que a primeira prevê a demolição de metade do atual edifício para dar lugar à construção de uma nova ala.

Assim que a nova ala estiver concluída, os alunos serão transferidos para essa área recém-construída, permitindo que a segunda metade do antigo edifício seja demolida e reconstruída.

“Nós temos bastante espaço o que facilita muito esta sobreposição de obras e estou convicto que não vamos ter grandes condicionantes”, disse o presidente da autarquia.

Para o autarca, a construção deste novo estabelecimento de ensino comprova a “importância que o executivo dá à educação”, lembrando que atualmente o município suporta os livros, as refeições e os transportes escolares.

A escola vai albergar os alunos do 2º e 3º ciclo e do ensino secundário.

Na quarta-feira de manhã decorre a cerimónia de lançamento da 1ª pedra da nova escola Pedro Ferreiro, que contará com a presença do Secretário de Estado da Administração e Inovação Educativa, Pedro Dantas da Cunha.

Leia também...

Escola Secundária Sá da Bandeira homenageia alunos com a entrega de Diplomas

A tradicional cerimónia de entrega dos Diplomas de “Melhor Aluno(a) do Curso de Ciências e Tecnologia”, aos alunos que se destacaram das turmas 10ª,…

Câmara de Santarém atribui Medalha de Ouro ao CNEMA

A mais alta condecoração do município de Santarém foi hoje atribuída ao Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, entidade que organiza a Feira…

200 mil euros para os agentes culturais do concelho de Santarém

A Lista de Avaliação de Projectos Permanentes, Pontuais e Festivais, selecionados através do Programa de Apoio ao Associativismo e Agentes Culturais (PAAC) para o…

Antiga escola primária vai acolher Ninho de Empresas de Tomar

A antiga escola primária da Charneca da Peralva, na freguesia de Paialvo, vai acolher o Ninho de Empresas de Tomar, espaço físico para o…