A Vila de Azambuja vai continuar a atrair a atenção gastronómica da região, no fim-de-semana 02, 03 e 04 de Novembro próximo, com mais uma edição da “Festa do Torricado”. A iniciativa é uma parceria entre o Grupo Desportivo de Azambuja (GDA), o Rancho Folclórico Ceifeiras e Campinos de Azambuja e também a Junta de Freguesia da sede do município.

A festa irá decorrer no Pavilhão do Grupo Desportivo (junto ao Posto da GNR) e conta com o apoio da Câmara Municipal de Azambuja. No dia inaugural, as iguarias começam a chegar à mesa a partir das 19h00; no sábado e no domingo, almoços a partir do meio dia e meia. No sábado, o serviço de jantares começa às 19h00. O evento terá animação diária com vários momentos de música e dança e exposições. A abertura da iniciativa conta com a participação da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Azambuja.

O mote da festa continua a ser preservar, prestigiar e divulgar o célebre “Torricado”, o embaixador de maior vulto da gastronomia do concelho de Azambuja e uma das bandeiras da herança sociocultural da sua população. Os ingredientes dificilmente seriam mais simples: pão caseiro, azeite, alho e sal. O acompanhamento pode ir da singela azeitona (como entrada), ao ‘fiel amigo’ na brasa (bacalhau), passando pelas sempre populares febras e entremeadas grelhadas. Se o retalhar do pão em losangos e o esfregar do alho está ao alcance da maioria, já o espalhar do azeite e o senti-lo “cantar”, ao ouvido, é arte para poucos, tal como a dominavam os campinos e camponeses de antigamente.

Esta festa integra-se, igualmente, na iniciativa de lançamento da marca ‘Azambuja Terra do Torricado’, promovida pelo município e apresentada ao público no passado 04 de Outubro. A cerimónia final do programa de lançamento da marca terá lugar no domingo, dia 04 de Novembro, pelas 16h00, no recinto da “Festa do Torricado” (pavilhão do GDA). Com todos estes eventos, o Município de Azambuja pretende dar passos cada vez mais seguros, no âmbito do produto gastronomia e vinhos, numa aposta clara na defesa e promoção da sua identidade e das potencialidades do seu território.

Leia também...

“Abrandar é mesmo uma palavra de ordem se nós quisermos viver a vida e não apenas passar por ela”

“Atreve-te a Abrandar” é o nome do livro que Fátima Lopes apresentou, no passado dia 10 de Julho, no Auditório do ISLA, em Santarém.…

Fogo nas Caldas da Rainha dado como dominado

O incêndio que lavra nas Caldas da Rainha foi dado como dominado às 04:25, disse hoje à Lusa fonte da Autoridade Nacional de Emergência…

Exigências da APA obrigam Águas do Ribatejo a investir 245 mil euros na ETAR de Torres Novas e Riachos

A empresa intermunicipal Águas do Ribatejo investiu cerca de 245 mil euros na requalificação das Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) e sistemas…

“O Poeta Só”: livro de poesia de José Alberto Pereira Apresentado em Almeirim

A Biblioteca Municipal Marquesa do Cadaval, em Almeirim, encheu-se ontem ao final da tarde para receber a apresentação do livro “O Poeta Só”, de…