A Vila de Azambuja vai continuar a atrair a atenção gastronómica da região, no fim-de-semana 02, 03 e 04 de Novembro próximo, com mais uma edição da “Festa do Torricado”. A iniciativa é uma parceria entre o Grupo Desportivo de Azambuja (GDA), o Rancho Folclórico Ceifeiras e Campinos de Azambuja e também a Junta de Freguesia da sede do município.

A festa irá decorrer no Pavilhão do Grupo Desportivo (junto ao Posto da GNR) e conta com o apoio da Câmara Municipal de Azambuja. No dia inaugural, as iguarias começam a chegar à mesa a partir das 19h00; no sábado e no domingo, almoços a partir do meio dia e meia. No sábado, o serviço de jantares começa às 19h00. O evento terá animação diária com vários momentos de música e dança e exposições. A abertura da iniciativa conta com a participação da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Azambuja.

O mote da festa continua a ser preservar, prestigiar e divulgar o célebre “Torricado”, o embaixador de maior vulto da gastronomia do concelho de Azambuja e uma das bandeiras da herança sociocultural da sua população. Os ingredientes dificilmente seriam mais simples: pão caseiro, azeite, alho e sal. O acompanhamento pode ir da singela azeitona (como entrada), ao ‘fiel amigo’ na brasa (bacalhau), passando pelas sempre populares febras e entremeadas grelhadas. Se o retalhar do pão em losangos e o esfregar do alho está ao alcance da maioria, já o espalhar do azeite e o senti-lo “cantar”, ao ouvido, é arte para poucos, tal como a dominavam os campinos e camponeses de antigamente.

PUBLICIDADE

Esta festa integra-se, igualmente, na iniciativa de lançamento da marca ‘Azambuja Terra do Torricado’, promovida pelo município e apresentada ao público no passado 04 de Outubro. A cerimónia final do programa de lançamento da marca terá lugar no domingo, dia 04 de Novembro, pelas 16h00, no recinto da “Festa do Torricado” (pavilhão do GDA). Com todos estes eventos, o Município de Azambuja pretende dar passos cada vez mais seguros, no âmbito do produto gastronomia e vinhos, numa aposta clara na defesa e promoção da sua identidade e das potencialidades do seu território.

PUBLICIDADE
Leia também...

Salvador, Bebé do Ano em Santarém, recebe cheque-prenda do Correio do Ribatejo/Sonae

Salvador da Silva Carlota foi o primeiro bebé a nascer no dia…

João Manzarra apela à adopção de cães abandonados em Santarém

João Manzarra, conhecido apresentador de televisão, esteve esta sexta-feira, 15 de Novembro,…

VÍDEO | Celestino Graça nasceu há 107 anos!

Cumprem-se neste sábado, dia 9 de Janeiro, cento e sete anos sobre…

Conservatório de Música de Santarém cria programa de formação em dança

O Conservatório de Música de Santarém iniciou este ano lectivo um programa…