A 63.ª edição do Festival Celestino Graça – A Festa das Artes e das Tradições Populares do Mundo está de regresso a Santarém, de 3 a 8 de Setembro, este ano com a participação de Grupos oriundos de Angola, Coreia do Sul, México, Polónia, Roménia e Portugal.
De Angola (Luanda) participará o Grupo Tam-Tam, enquanto da Coreia do Sul marcará presença o Seoul Korean Folk Dance Group. Do México chega-nos a Compañia de Danza Folklórica de la Ciudad de México e da Polónia, Zespół Pieśni i Tańca “Silesianie”. A Roménia estará representada pelo Napoca Ansamblul Folkloric ROMANASUL, de Cluj.
Para além dos Grupos estrangeiros, o Festival contará ainda com as presenças de Grupos portugueses que este ano serão o Grupo Folclórico da Universidade do Minho (Braga), o Rancho Típico de S. Mamede de Infesta – Matosinhos (Douro Litoral Norte), o Grupo Folclórico de Coimbra (Beira Litoral), o Rancho Folclórico dos Moleanos – Alcobaça (Alta Estremadura), o Rancho Folclórico da Gouxaria (Alcanena – Ribatejo), para além dos Grupos organizadores, Grupo Académico de Danças Ribatejanas e Grupo Infantil de Dança Regional.
Os espectáculos dos dias 5, 6, 7 e 8 de Setembro terão lugar na Casa do Campino, com entradas pagas.
Valorizando expressivamente o seu programa, nomeadamente através da inclusão de diversas acções que muito o engrandecem numa perspectiva sócio-cultural, o Festival “Celestino Graça” promove exposições, a homenagem ao seu Fundador, a animação das ruas da Cidade, as Galas Internacionais na Casa do Campino, um Colóquio sobre os países participantes, uma Gala de Fado no Ribatejo, uma Mostra de Gastronomia Ribatejana, Jogos Tradicionais e Populares, o Salão de Fotografia “O Ribatejo e as Suas Gentes”, com fotografias de Vítor Lopes, o Fandangando – Mostra de Fandangos Ribatejanos, uma Gala Solidária “Entre Idades / Abraçar Gerações”, os “Sons Autóctones / Sons da Memória” – Mostra de Instrumentos Tradicionais e a Exposição-Venda de Artesanato, actividades que integram o programa geral do Festival, o qual terá algumas sessões em Abrantes e Almeirim.
O Festival “Celestino Graça” – A Festa das Artes e das Tradições Populares do Mundo é uma organização do Grupo Académico de Danças Ribatejanas, agrupamento folclórico fundado por Celestino Graça no ano de 1956 e que desde então é um dos principais embaixadores culturais da cidade de Santarém e do próprio País, tendo efectuado mais de 60 digressões por toda a Europa, por Angola, pelo Brasil, em Israel e nos Estados Unidos da América. Mais de 25 países, alguns dos quais em diversas ocasiões.
A organização do Festival “Celestino Graça” conta com a colaboração de cerca de 50 Voluntários que apoiam o Festival em diversas actividades, tais como, transportes, serviço às mesas, convívios, ateliês, colóquio, desfile ou animação de ruas.
Participam no Festival cerca de 400 bailadores, músicos e solistas de Grupos nacionais e estrangeiros, dos quais 150 permanecem seis dias em Santarém, sendo-lhes garantida alimentação, dormidas, o pagamento de deslocações em território nacional e uma verba diária (pocket money).
O Festival alcança, em todas as suas iniciativas, um público na ordem dos 25.000 espectadores, nos espectáculos e na animação pelas ruas da cidade.
O Orçamento do Festival “Celestino Graça” ronda os 65.000 euros, valor alcançado com alguns subsídios autárquicos, patrocínios, contribuições de particulares e receitas directas do certame.
Seis décadas de Festival
Longe vai já o ano de 1959 quando, no âmbito da Feira do Ribatejo, se realizou a primeira edição do Festival Internacional de Folclore de Santarém, que desde há 29 anos ostenta o nome de Celestino Graça, em preito de justa homenagem ao seu fundador.
Ao longo das anteriores 62 edições, já participaram neste certame de elevada projecção internacional grupos folclóricos de mais de 50 países, de todos os continentes, os quais encantaram o público ribatejano com manifestações de elevada expressão técnica e artística, numa notável relação de empatia, que a ninguém deixou indiferente.
Apenas em quatro anos, devido a vicissitudes diversas, entre as quais a pandemia da COVID-19, a Cidade de Santarém não acolheu este certame, que é reconhecido como um dos expoentes máximos do calendário de eventos da nossa Cidade e da nossa Região.
Programa geral
Quarta feira 4 de Setembro
15.00 Horas – Casa do Campino – Gala Solidária “Entre Idades/Abraçar Gerações” (Parceria Fundação INATEL)
16.30 Horas – Casa do Campino – Inauguração do Salão de Fotografia “O Ribatejo e as Suas Gentes” – Vítor Lopes
17.00 Horas – Busto de Celestino Graça – Cerimónia de Inauguração do Festival Celestino Graça
21.30 Horas – Cine Teatro de Almeirim – Gala Internacional de Folclore
Quinta-feira, 5 Setembro 2024
11.00 Horas – Centro Histórico – Animação pelas ruas da Cidade e W. Shopping
12.00 Horas – W. Shopping – “Descobrir Mundos” – Colóquio sobre os Países presentes no FCG
18.00 Horas – Abertura da Casa do Campino – Gastronomia Ribatejana
21.00 Horas – Casa do Campino – Grupo “Tam-Tam” – Angola
21.30 Horas – Abrantes – Gala Internacional de Folclore FIA
22.00 Horas – Casa do Campino – Grande Gala de Fado no Ribatejo – Ana Paula Martins, Sara Paixão, Diogo Ferreira, Custódio Castelo (Guitarra), João Chora (Viola) e Fernando Calado (Viola Baixo)
Sexta-feira, 6 de Setembro de 2024
15.00 Horas – Abertura da Casa do Campino – Gastronomia Ribatejana
17.00 Horas – Dinamização de Jogos Tradicionais do Ribatejo
21.00 Horas – Casa do Campino – APPACDM – Espectáculo de Canto e de Dança
22.00 Horas – Casa do Campino – Inauguração do 63.º Festival Internacional de Folclore
“Celestino Graça” – Angola, Coreia do Sul, México, Polónia, Roménia e Portugal – Grupos Infantil de Dança Regional e Académico de Danças Ribatejanas, Rancho Folclórico dos Moleanos (Alcobaça)
Sábado, 7 de Setembro de 2024
11.00 Horas – Centro Histórico de Santarém – Animação com os Grupos Folclóricos estrangeiros; Largo do Seminário – Fandangando – Mostra de Fandangos do Ribatejo;
15.00 Horas – Abertura da Casa do Campino – Gastronomia Ribatejana
17.00 Horas – Casa do Campino – Grupo Cultural dos Académicos Timorenses – Timor Leste
21.00 Horas – Casa do Campino – New Star Dance – Exibição de Dança Desportiva
22.00 Horas – Casa do Campino – Gala Internacional de Folclore “O Mundo a Cantar e a Dançar” – Angola, Coreia do Sul, México, Polónia, Roménia e Portugal – Grupo Académico de Danças Ribatejanas, Grupo Folclórico de Coimbra, Grupo Folclórico da Universidade do Minho
Domingo, 8 de Setembro de 2024
12.00 Horas – Abertura da Casa do Campino – Gastronomia Ribatejana
15.00 Horas – Casa do Campino – “Sons Autóctones – Sons da Memória” – Mostra de Instrumentos Tradicionais
17.00 Horas – Casa do Campino – Gala de Encerramento do 63.º Festival Internacional de Folclore “Celestino Graça” – Angola, Coreia do Sul, México, Polónia, Roménia e Portugal – Grupos Infantil e Académico de Santarém, Rancho Folclórico e Etnográfico de São Mamede de Infesta e Grupo Folclórico de Gouxaria – Alcanena
20.00 Horas – Casa do Campino – Encerramento do Festival “Celestino Graça”.