O Festival Internacional de Folclore ‘Celestino Graça’ foi, mais uma vez, um êxito, quer pela qualidade dos espectáculos, quer pela presença de público que os aplaudiu com satisfação.

A inauguração do “62º Festival Celestino Graça – A Festa da Artes e das Tradições do Mundo”, no dia 6, contou com a habitual homenagem a Celestino Graça e a sua filha, Graça Maria Madeira da Graça Rodrigues.

Este ano, o evento, que se realizou na Casa do Campino, de 6 a 10 de Setembro, contou com a participação de Grupos de seis países: Portugal, Costa Rica, Espanha, Itália, Polónia e Cabo Verde.

Mais uma vez, o Festival incluiu outras actividades que preencheram o programa do evento, nomeadamente, a Gala do Fado no Ribatejo, com a participação dos fadistas Elsa Gomes, Amabélio Pereira e António Pinto Bastos, acompanhados à viola por Fernando Calado ‘Nani’, à guitarra por João Vaz e ainda João Chora com a sua viola de fado.

A presente edição do Festival contou também com o IV Salão de Fotografia – “O Ribatejo e as Suas Gentes”, exibindo foto- grafias de Abel Cunha, bem como o ‘Fandangando’ – habitual Mostra de Fandangos do Ribatejo, no Largo do Seminário, com a presença de muito público, mostras de Artesanato, de Gastronomia, Música Popular, uma Gala Solidária e Jogos Tradicionais.

Cerca de 80 voluntários apoiaram, diariamente, toda a pesada logística do evento que reuniu em Santarém cerca de 400 bailadores, músicos e solistas de grupos nacionais e estrangeiros, dos quais 150 permaneceram seis dias em Santarém, sendo-lhes garantida alimentação, dormidas, o pagamento de deslocações em território nacional e uma verba diária.

Com espectáculos também em Almeirim e em Abrantes, estima-se que o Festival tenha alcançado, em todas as suas iniciativas, um público na ordem dos 25 mil espectadores, contando com os espectáculos e animação nas ruas.

Leia também...

Municipais de Santarém debaixo de fogo: Vídeo polémico pode acabar nas malhas da justiça

Os bombeiros Municipais de Santarém ponderam apresentar queixa no Ministério Público contra os autores de um vídeo que se tornou viral nas redes sociais…

Bispo pede Igreja “mais próxima de todos” nos 50 anos da Diocese

O bispo de Santarém, D. José Traquina, defendeu esta quarta-feira, na Sé Catedral, que a Igreja Diocesana deve “tornar Deus mais próximo de todos”,…

Proibido circular entre concelhos de novo a partir das 20h00 de hoje

A proibição de circulação entre concelhos volta a aplicar-se entre as 20:00 de hoje e as 05:00 de segunda-feira no continente, apesar de algumas…

Relógios adiantam uma hora na próxima madrugada

Os ponteiros do relógio vão ser adiantados 60 minutos na próxima madrugada em Portugal, para a hora legal de verão, de acordo com a…