O Festival Celestino Graça arrancou ontem, 4 de Setembro e vai animar a cidade de Santarém até ao próximo domingo, com várias actividades ligadas às tradições e ao folclore de vários países do mundo.
O arranque do certame foi marcado pelo jantar de recepção aos grupos folclóricos estrangeiros, ontem à noite, na Casa do Campino, durante o qual foram distinguidos Jorge Ribeiro ‘Bacalhau’ e José Valbom como Sócios Honorários, e o Centro Educativo de Solidariedade Social EZN Fonte Boa como Sócio de Mérito.
Foram ainda agraciados com uma lembrança do Festival, o vereador da Cultura da Câmara de Santarém, Nuno Domingos; Margarida Pinto da União de Freguesias da Cidade de Santarém; Carla Raposeira, do INATEL; Paulo Marques, em representação do CIOFF Portugal; Daniel Café, da Federação do Folclore Português; Augusto Figueiredo da Federação das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto do Distrito de Santarém; Luís Amaral, da APPACDM de Santarém; e João Paulo Narciso, director do Correio do Ribatejo.
A 63.ª edição do Festival Celestino Graça – A Festa das Artes e das Tradições Populares do Mundo conta com a presença de Grupos de países estrangeiros, nomeadamente, da Coreia do Sul, México, Polónia e Roménia.
Da Coreia do Sul marca este ano presença no Festival o Seoul Korean Folk Dance Group; do México chega-nos a Compañia de Danza Folklórica de la Ciudad de México e da Polónia, Zespół Pieśni i Tańca “Silesianie”. A Roménia está representada pelo Napoca Ansamblul Folkloric ROMANASUL, de Cluj.
Esta tarde a Casa do Campino acabou de receber a Gala Solidária “Entre Idades/Abraçar Gerações”, numa parceria com a Fundação INATEL, seguindo-se a inauguração do Salão de Fotografia “O Ribatejo e as Suas Gentes”, do fotógrafo Vítor Lopes.
Pelas 17h00, junto ao Busto de Celestino Graça, terá lugar a cerimónia de inauguração do Festival que conta hoje à noite com o primeiro espectáculo de folclore – a Gala Internacional no Cine Teatro de Almeirim.
Esta quinta-feira inicia-se com a animação dos Grupos de países estrangeiros nas ruas do Centro Histórico de Santarém e o colóquio “Descobrir Mundos”, no W Shopping.
À noite terá lugar na cidade de Abrantes mais uma Gala Internacional de Folclore, enquanto na Casa do Campino decorrerá a Grande Gala de Fado no Ribatejo, com a participação de Ana Paula Martins, Sara Paixão, Diogo Ferreira, Custódio Castelo (Guitarra), João Chora (Viola) e Fernando Calado (Viola Baixo).
Este ano, para além dos Grupos estrangeiros, o Festival conta ainda com as presenças de Grupos portugueses que este ano serão o Grupo Folclórico da Universidade do Minho (Braga), o Rancho Típico de S. Mamede de Infesta – Matosinhos (Douro Litoral Norte), o Grupo Folclórico de Coimbra (Beira Litoral), o Rancho Folclórico dos Moleanos – Alcobaça (Alta Estremadura), o Rancho Folclórico da Gouxaria (Alcanena – Ribatejo), para além dos Grupos organizadores, Grupo Académico de Danças Ribatejanas e Grupo Infantil de Dança Regional.
Valorizando o seu programa, o Festival conta ainda com uma Mostra de Gastronomia Ribatejana, Jogos Tradicionais e Populares, o Fandangando – Mostra de Fandangos Ribatejanos, os “Sons Autóctones / Sons da Memória” – Mostra de Instrumentos Tradicionais e a Exposição-Venda de Artesanato, actividades que integram o programa geral do Festival.
O Festival “Celestino Graça” – A Festa das Artes e das Tradições Populares do Mundo é uma organização do Grupo Académico de Danças Ribatejanas, agrupamento folclórico fundado por Celestino Graça no ano de 1956 e que desde então é um dos principais embaixadores culturais da cidade de Santarém e do próprio País, tendo efectuado mais de 60 digressões por toda a Europa, por Angola, pelo Brasil, em Israel e nos Estados Unidos da América. Mais de 25 países, alguns dos quais em diversas ocasiões.
Programa geral
Sexta-feira, 6 de Setembro
15.00 Horas – Abertura da Casa do Campino – Gastronomia Ribatejana
17.00 Horas – Dinamização de Jogos Tradicionais do Ribatejo
21.00 Horas – Casa do Campino – APPACDM – Espectáculo de Canto e de Dança
22.00 Horas – Casa do Campino – Inauguração do 63.º Festival Internacional de Folclore “Celestino Graça” – Angola, Coreia do Sul, México, Polónia, Roménia e Portugal – Grupos Infantil de Dança Regional e Académico de Danças Ribatejanas, Rancho Folclórico dos Moleanos (Alcobaça)
Sábado, 7 de Setembro
11.00 Horas – Centro Histórico de Santarém – Animação com os Grupos Folclóricos estrangeiros; Largo do Seminário – Fandangando – Mostra de Fandangos do Ribatejo;
15.00 Horas – Abertura da Casa do Campino – Gastronomia Ribatejana
17.00 Horas – Casa do Campino – Grupo Cultural dos Académicos Timorenses – Timor Leste
21.00 Horas – Casa do Campino – New Star Dance – Exibição de Dança Desportiva
22.00 Horas – Casa do Campino – Gala Internacional de Folclore “O Mundo a Cantar e a Dançar” – Angola, Coreia do Sul, México, Polónia, Roménia e Portugal – Grupo Académico de Danças Ribatejanas, Grupo Folclórico de Coimbra, Grupo Folclórico da Universidade do Minho
Domingo, 8 de Setembro
12.00 Horas – Abertura da Casa do Campino – Gastronomia Ribatejana
15.00 Horas – Casa do Campino – “Sons Autóctones – Sons da Memória” – Mostra de Instrumentos Tradicionais
17.00 Horas – Casa do Campino – Gala de Encerramento do 63.º Festival Internacional de Folclore “Celestino Graça” – Angola, Coreia do Sul, México, Polónia, Roménia e Portugal – Grupos Infantil e Académico de Santarém, Rancho Folclórico e Etnográfico de São Mamede de Infesta e Grupo Folclórico de Gouxaria – Alcanena
20.00 Horas – Casa do Campino – Encerramento do Festival “Celestino Graça”.