“Liberdade em Construção”, no ano em que se comemora o cinquentenário do 25 de Abril, é o mote para a sétima edição do Festival de Filosofia de Abrantes, entre os dias 21 e 23 de novembro, anunciou a autarquia.

“No ano em que se comemoram os cinquenta anos do 25 de Abril, o Festival de Filosofia abre caminho para o pensamento, a arte de questionar e o debate em praça aberta para todos”, refere, em comunicado, o município de Abrantes, tendo indicado que o evento será composto por seis painéis de oradores de áreas diversas, em sessões que vão contar com moderadores no papel de “provocadores”, distribuídos ao longo dos três dias.

Em declarações à Lusa, o vereador da Cultura do município de Abrantes, Luís Correia Dias, disse hoje que “a filosofia, tal como a liberdade, tem de ser construída todos os dias, não só nas nossas escolas mas também nas nossas casas, nos equipamento culturais e na comunicação social (…)”, tendo defendido que “a possibilidade de participar é a possibilidade de agir, através das palavras e da argumentação, e não cingirmo-nos ao pensamento dos outros” cidadãos.

“É importante questionar todos os dias porque isso é um verdadeiro ato de liberdade”, afirmou Luís Correia Dias, para quem o festival se configura como um contributo para a atitude.

Centrado na Biblioteca Municipal António Botto, o Festival de Filosofia de Abrantes inicia-se no dia 21 de novembro, às 14:30, com a intervenção do presidente da Câmara de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, e de Ana Gomes, ex-embaixadora de Portugal e eurodeputada, que terá a cargo a conferência de abertura, com o historiador José Pacheco Pereira a encerrar os trabalhos no dia 23 de novembro.

A sétima edição do festival de filosofia inclui ainda uma assembleia com alunos de escolas do concelho, denominada “Assembleia da Liberdade – eu penso, eu participo”, no primeiro dia, tendo José Rosa como convidado e Joana Rita Sousa como moderadora, função que a organização denomina este ano como de “provocadores” do debate e discussão.

Ainda no dia 21 terá lugar o painel “Liberdade: O poder das palavras”, com as conferencistas Inês Pedrosa, Sara Belo Luís, Teresa Calçada e o “provocador” Pedro Vieira.

Após a conversa, a poeta Alice Neto de Sousa encerrará o primeiro dia de trabalhos, com a performance poética “Chuvas de Março”.

O segundo dia do festival irá iniciar-se com o painel “Liberdade sem preconceitos”, com as conferencistas Cláudia Lucas Chéu, Daniela Nascimento e Raquel Varela, sendo o “provocador convidado” Nelson de Carvalho, ex-autarca e professor de filosofia.

Segue-se “Somos livres de ‘voar’”, que contará com Bruno Ferreira Costa como “provocador”, e Adriana Cardoso, Liliana Borges e Maria Castello Branco no papel de conferencistas.

A noite de sexta-feira, 22 de novembro, contará com o momento musical “Cantar a liberdade”, protagonizado pelos músicos Joana Cota e João Vaz.

O último dia do Festival de Filosofia de Abrantes começará com a atividade “Liberdade e arte”, uma sessão de filosofia para famílias orientada por Joana Rita Sousa, “filósofa e perguntóloga”.

O penúltimo painel, “A arte no caminho da liberdade”, contará com os conferencistas Benjamim (Luís Nunes), Gisela Casimiro, Nuno Artur Silva e Nuno Nunes-Ferreira, tendo António Pinto Ribeiro como agente “provocador”.

Após um “brinde à liberdade”, a cargo da ‘chef’ abrantina Célia dos Santos, realizar-se-á o último painel, “Pensar a liberdade”, com os convidados Anabela Mota Ribeiro, André Barata e António de Castro Caeiro, sendo Mário Pissarra, professor e filófoso, o “provocador” da sessão.

A conferência de encerramento da sétima edição do Festival será proferida por José Pacheco Pereira, historiador, professor, político e cronista.

No ano em que se comemoram os cinquenta anos do 25 de Abril, o Festival de Filosofia de Abrantes inclui uma Feira do Livro de Filosofia, a decorrer entre os dias 19 e 25 de novembro, na Biblioteca Municipal António Botto.

Leia também...

Bombeiros Voluntários de Alcanede assinalam 29.º Aniversário da Corporação

Os Bombeiros Voluntários de Alcanede comemoraram o seu 29.° Aniversário no passado domingo, 17 de Março, com várias actividades quer se iniciaram pelas 9h00,…

Prisão preventiva para suspeito de abuso sexual

Um homem de 56 anos foi detido no sábado por “fortes indícios” de abusar sexualmente da sua enteada de 14 anos, no distrito de…

Exposição “Florestas para o Futuro” na Biblioteca Municipal de Sardoal

A Biblioteca Municipal de Sardoal vai ter patente, de 20 de Julho a 25 de Agosto, a exposição “Florestas para o Futuro”. A mostra…

Santarém quer Teatro Rosa Damasceno transformado em Casa das Artes e Cultura

A Câmara de Santarém quer requalificar o Teatro Rosa Damasceno, transformando-o na futura Casa das Artes e Cultura de Santarém, com galerias de arte,…