O Festival de Jazz de Minde celebra os seus 15 anos com a presença de 150 músicos em quatro dias de programação, com destaque para os concertos dos Budda Power Blues e da Orquestra Jazz de Matosinhos.

O festival começou na noite de quinta-feira, 13 de Junho, na Alcaidaria do Castelo de Torres Novas, numa extensão do evento que tradicionalmente se realiza na vila de Minde, concelho de Alcanena, com a apresentação do programa e um concerto gratuito com o vibrafonista Jeffrey Davis.

Os principais concertos do festival decorrem numa antiga fábrica têxtil desactivada na vila de Minde, inserida no Parque Natural das Serras d’Aire e Candeeiros e detentora de uma língua própria, o minderico, num “ambiente muito sui generis”, destaca a organização do festival.

É no Palco Fábrica que decorrem os concertos de sexta e de sábado à noite, o primeiro dedicado aos blues, com a banda espanhola Seydel Harp Attack a anteceder a actuação dos Budda Power Blues, grupo que celebra igualmente os seus 15 anos.

No sábado à noite, antes da Orquestra Jazz de Matosinhos, “uma das melhores da Europa”, actuam os TGB, com Mário Delgado, Alexandre Frazão e Sérgio Carolino.

O festival decorre ainda no Palco Vila, “de acesso livre e gratuito”, situado na Praça 14 de Agosto, no centro da vila, com a tarde de sábado a ser destinada a “novos talentos” com actuações das orquestras dos conservatórios de música de Ourém e de Minde e, ao final da tarde, dos Camisas Negras.

No domingo há uma “caminhada ambiental” pela manhã, seguindo-se ‘fitness dance’ e uma sardinhada, num programa a que se juntam ainda contadores de histórias para crianças, uma exposição ambiental, animação com os Babosa Brass Band e, a encerrar, um concerto com a banda Bizu Coolective, destaca a nota da organização.

Leia também...

“Todo o teatro é de amadores, porque é uma coisa que se faz por amor”

Frederico Corado é o novo encenador e director artístico do Grupo de Teatro da Sociedade Recreativa Operária (SRO) de Santarém. Encenador profissional e detentor…

“O capital maior da Associação tem que ser o das pessoas, sócios e amigos, e das suas boas vontades”

Fundada em 1978, a Associação de Estudo e Defesa do Património Histórico-Cultural de Santarém (AEDPHCS) completou, no passado ano, os seus 40 anos de…

Salvaterra de Magos recebe Exposição de Construções em Lego

Biblioteca Municipal de Salvaterra de Magos acolhe exposição de Construções em Lego. A Biblioteca Municipal de Salvaterra de Magos vai receber uma exposição de…

Obras da Residência Artística de Santarém para ver no Centro Cultural

A exposição relativa à sétima Residência Artística de Santarém – RAS#7 – foi inaugurada na tarde do passado sábado (dia 14) no Fórum Actor…