O Festival de Ópera está de regresso a Óbidos, de 8 a 17 de Setembro, na Quinta das Janelas.

A ABA – Banda de Alcobaça, Associação de Artes, entidade responsável pela organização dos festivais Cistermúsica e Gravíssimo, na sua candidatura ao Apoio Sustentado da Direcção Geral das Artes para o quadriénio 2023–2026, afirmou como um dos seus objectivos o ressurgimentodo Festival de Ópera de Óbidos, inactivo nos últimos anos, estabelecendo

 para o efeito uma parceria estratégica com o Município de Óbidos.

Os organizadores do evento pretendem “dar uma nova vida a um festival que marcou toda uma geração de profissionais e melómanos, assumindo os parceiros, desde logo, uma forte vontade de promover um crescimento sustentável do Festival que lhe permita integrar o circuito internacional da Ópera”, comunica a organização.

O programa celebra “a força, a expressão e a resiliência das mulheres através das óperas Don Giovanni, La Serva Padrona e A Voz Humana”, acrescentam. Além de uma Gala de Ópera, o programa desta edição contará com as apresentações de Don Giovanni, de W. A. Mozart, La Serva Padrona, de G. B. Pergolesi e A Voz Humana, de F. Poulenc que serão interpretadas por alguns dos mais reputados intérpretes nacionais, entre os quais se contam Carla Caramujo, Rita Marques, Luís Rodrigues e José Corvelo, entre outros. Nos intérpretes internacionais, a iniciativa contará com as presenças de Marília Zangrandi, Jeroboám Tejera e Christian Lujan.

A encenação fica a cargo de Jorge Balça e Carlos Antunes e os figurinos são da autoria de Nuno Esteves (Blue) e Nuno Braz de Oliveira.

Os cantores serão acompanhados pelo Coro do Festival de Ópera de Óbidos, dirigido por Filipa Palhares, e pelas Orquestras La Nave Va e Filarmónica Portuguesa, dirigidas por António Carrilho e Bruno Borralhinho, respectivamente.

Um regresso “auspicioso num local surpreendente”

O espaço escolhido para acolher o Festival de Ópera de Óbidos é “a maravilhosa e inusitada Quinta das Janelas, em Gaeiras (Óbidos), cuja construção remonta ao século XVI”, informa a organização. André Cunha Leal, director artístico dofestival, espera “que o Festival de Ópera de Óbidos não só recupere a sua antiga glória, mas também alcance novos patamarese aspirações internacionais” e deixa o convite: “Até breve, em Óbidos, onde a música ecoa e os corações pulsam ao som da ópera.”

Os bilhetes estarão à venda em www.blueticket.pt.

O Festival de Ópera de Óbidos é organizado pela ABA – Banda de Alcobaça, Associação de Artes e conta com o apoio financeiro da Direcção-Geral das Artes/ Ministério da Cultura e com a parceria estratégica do Município de Óbidos.

Programação


La Serva Padrona, de Giovanni Battista Pergolesi
Libreto de António Federico Gennaro
08 de setembro · sexta-feira · 21h00
10 de setembro · domingo · 19h00

A Voz Humana, de Francis Poulenc

Libreto de Jean Cocteau
09 de setembro · sábado · 21h00

Double-Bill: A Voz Humana e La Serva Padrona

10 de setembro · domingo · 17h00 (2º espetáculo às 19h00)

Don Giovanni, de Wolfgang Amadeus Mozart

Libreto de Lorenzo Da Ponte
15 de setembro · sexta-feira · 21h00
17 de setembro · domingo · 17h00

Gala de Ópera “Mulheres: Da Paixão à Inocência – uma Dança com o Destino”

16 de setembro · sábado · 21h00

Leia também...

Margarida Nazareth Barbosa assume presidência do Rotary Clube de Santarém

O Rotary Clube de Santarém realizou ontem, dia 16 de Julho de…

Arquivado processo contra cidadãos que estavam junto à nascente do rio Almonda

O Ministério Público mandou arquivar por falta de provas a participação movida…

Construtores condenados por queda de muro que feriu duas pessoas em Vila Nova da Barquinha

Os responsáveis pela construção de um muro que derrocou em 2012 no…
Foto de arquivo

Município de Torres Novas atribui incentivos à fixação de médicos de medicina geral e familiar no concelho

Está já em vigor o regulamento municipal para atribuição excecional de incentivos…