Depois de em 2017 e 2018, ter recebido 30 mil visitantes, o FLUTUAR — Festival Internacional de Balonismo de Coruche, este ano patrocinado pela Cepsa, volta a assentar arraiais na vila ribatejana. De 29 de Outubro a 3 de Novembro, todos os olhos vão estar apontados ao céu, neste evento que traz a Portugal mais de 30 balões de todo o mundo.

O festival tem este ano algumas estreias e novidades. Uma delas é a apresentação oficial do maior balão de ar quente do mundo a voar comercialmente com passageiros, um balão com mais de 40 metros de altura e capacidade para 34 pessoas.

A organização planeou ainda mais actividades para as famílias, que para além dos voos livre de balão, o FLUTUAR vai encher as ruas de Coruche, de 1 a 3 de Novembro, com jornadas de gastronomia tradicional, feiras do livro e artesanato, uma exposição de construções com peças Lego, Street Food Fest, animação de rua e street art, insufláveis, uma caminhada, concentração e passeio de viaturas clássicas ou o já esperado espectáculo de luz e música electrónica Night Glow. Pela primeira vez, o festival vai ter workshops, drones e rádio-modelismo aéreo, realizados pelo Aero Club de Portugal.

A Cepsa baptiza, pelo primeiro ano, o nome do Festival, associando-se como patrocinador oficial. Para Filipe Henriques, Diretor da Cepsa de GPL-GN e Eletricidade Residencial “É com muito gosto que somos parceiros na realização do FLUTUAR by Cepsa, sendo que este momento é duplamente gratificante uma vez que marca também o facto de termos atingido 100% de cobertura nacional no gás engarrafado com uma gama completa diferenciadora. Os balões são movidos a Gás Cepsa, com um produto sustentável e amigo do ambiente”.

O evento dedica-se, este ano, a promover a consciencialização do público para a importância da Floresta de Montado, com as viagens de balão a sobrevoar algumas das mais bonitas paisagens nacionais, sobre o rio Sorraia ou a fértil e verdejante lezíria Ribatejana, daquela que é conhecida como a “Capital Mundial da Cortiça”.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Coruche, Francisco Oliveira, “o Festival Internacional de Balonismo é um evento turístico inovador e diferenciador, que coloca em destaque a riqueza do património natural e cultural do concelho, nomeadamente a maior mancha de montado de sobro do país, o centro histórico e zona ribeirinha da vila de Coruche. Mas a sua grande vantagem competitiva reside na dinâmica económica e turística que consegue imputar durante estes dias do evento, e também no impacto que tem ao longo do ano.”

São 33 os balões, de equipas nacionais e estrangeiras, dos mais regulares aos mais surpreendentes. Este é uma oportunidade única de ver voar balões tão originais como Vincent Van Gogh, uma verdadeira obra de arte com o rosto do célebre pintor holandês; o balão Bidu, homenagem à primeira personagem do cartoonista brasileiro Maurício de Sousa ou uma superbike de 37 metros de altura e 46 de largura.

Os voos estão planeados para as 7h00 em todos os dias do evento, com reforço de um segundo voo às 16h00 na sexta-feira, sábado e domingo. No quiosque da Windpassenger, os visitantes poderão encontrar promoções especiais para voos ou adquirir Gift Cards de oferta para o Natal a preços exclusivos.

O evento, organizado pela Windpassenger e Município de Coruche, conta ainda com os apoios da Renascença, como parceiro media oficial, Toyota Caetano Auto, TAP Air Portugal, Aero Club de Portugal, Visit Portugal, Cision e Kubicek Balloons.

Leia também...

Bispo anuncia ano jubilar em 2025 nos 50 anos da criação da diocese

D. José Traquina anunciou que “Somos uma missão nesta terra” é o lema para os próximos seis anos. No ano pastoral 2019-2020 a Diocese…

Centros de saúde abertos para passar atestados a eleitores que não podem votar sozinhos

Os centros de saúde vão estar abertos no domingo para emitir atestados médicos aos eleitores portadores de doença ou deficiência que necessitem de acompanhamento…

Embarcação de recreio vira em Valada e tripulante é resgatado por populares

Um homem ficou em estado de hiportermia na sequência da embarcação onde seguia se ter virado no Rio Tejo, na zona de Valada, concelho…

Águas de Santarém investe 1,5 milhões de euros para reduzir perdas de água

A empresa municipal Águas de Santarém vai iniciar no mês de Abril duas empreitadas, no valor de aproximadamente 1.584.939,78€, para substituição de condutas de…