O filme “A história de Souleymane”, sobre a experiência de um imigrante em França, e o regresso do Festival Internacional de Cinema de Santarém são dois dos principais destaques da programação cultural de maio no concelho

Num comunicado, a Câmara revela que a programação arranca na quarta-feira, no Teatro Sá da Bandeira, com a exibição do filme “A História de Souleymane”, do realizador francês Boris Lojkine.

O filme, galardoado com o prémio de Melhor Performance na secção “Un certain regard” do Festival de Cannes, retrata a vida de um imigrante africano em Paris que trabalha como estafeta de comida e dorme em centros de apoio a sem-abrigo.

No sábado, 10 de maio, sobe ao palco do Teatro Sá da Bandeira a peça “Carta ao Corpo que Luta”, inspirada no livro escrito por Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa, durante a ditadura.

 O espetáculo explora temas como “o amor, opressão, resistência e identidade”, constituindo “uma crítica incisiva às condições sociais, políticas e culturais enfrentadas pelas mulheres na sociedade portuguesa”, lê-se no comunicado. 

A 14 de maio, o Teatro Sá da Bandeira apresenta “A Savana e a Montanha”, filme de Paulo Carneiro, descrito como um “documentário de ficção” que acompanha a luta dos habitantes de Covas do Barroso contra a construção da maior mina de lítio a céu aberto da Europa. A obra foi realizada em 2024 e a sessão decorre às 21:30.

No dia 17, é apresentada a peça de teatro “Sul”, de Tiago Correia, interpretada pelo grupo “A Turma”. O enredo acompanha a história de Michelle, uma rapariga francesa luso-descendente que viaja para Portugal, na tentativa de encontrar um homem que pode ser o seu avô biológico.

A peça é descrita como “um drama familiar intergeracional sobre trauma, abandono e separações”, tendo como pano de fundo a emigração clandestina portuguesa nos anos 1970.

Entre 22 e 26 de maio, Santarém acolhe a 18.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Santarém (FICS), um evento aposta que em filmes com temáticas rurais, agrícolas e ambientais.

A edição deste ano presta homenagem aos 50 anos da Reforma Agrária, com uma mostra documental sobre o tema organizada pelo projeto Ephemera – Biblioteca e Arquivo de José Pacheco Pereira, e uma mesa redonda promovida pela Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril.

Além das sessões no Teatro Sá da Bandeira, em Santarém, o festival estende-se a municípios vizinhos, como Alpiarça e Almeirim e inclui ainda sessões de cinema com experiências gastronómicas, com destaque para a exibição do filme “O pão”, de Manoel de Oliveira. 

A 28 de maio, será exibido o filme “Longe da Estrada”, drama de Hugo Vieira da Silva e Paulo Mil Homens, centrado na figura de Victor Segalen, médico e artista que parte para o Taiti, em 1903, na tentativa falhada de conhecer Gauguin.

Adaptado dos escritos do próprio Segalen, o filme é apresentado como “uma sublime visão da obra, vida e contradições do grande pintor Paul Gauguin”.

A programação de maio encerra no dia 31 com o espetáculo “reEncanto”, da cantora cabo-verdiana, Mayra Andrade.

De acordo com o comunicado da autarquia, a artista regressa às origens com um concerto intimista, em dueto com o guitarrista Djodje.

A programação inclui ainda um ciclo de exposições de artes eletrónicas, na Casa do Brasil, promovido pelo coletivo ArteCódigo.pt, apresentando obras inéditas desenvolvidas em residências eco-resilientes pelos artistas Vitor Joaquim, Miguel Carvalhais, Rosemary Lee, Miguel Soares, Guilherme Martins.

A bilheteira do Teatro Sá da Bandeira está aberta de terça a sexta-feira, das 10:00 às 12:00 e das 14:00 às 16:00, e a programação pode ser consultada em www.santaremcultura.pt.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...
Foto de arquivo

Município de Santarém aumenta apoio anual aos Ranchos Folclóricos membros efectivos da Federação do Folclore Português

No âmbito do Acordo de Colaboração aos Ranchos Folclóricos do Concelho, o…

Homem é detido com taxa de álcool de 3,21 g/l após acidente

Um homem de 47 anos foi detido com uma taxa de álcool…

Escolas de Santarém recolheram 15 toneladas de pilhas, lâmpadas e equipamentos eléctricos usados

As 9 escolas do distrito de Santarém que participaram activamente na 11ª…

Santarém recebe investigadores do projecto ‘Resiliência nos Territórios’

  Uma Comitiva Internacional constituída por 25 investigadores/as, provenientes do Canadá, China,…