FITIJ regressa a Santarém de 7 a 12 de Outubro

A 15.ª edição do FITIJ – Festival Internacional de Teatro e Artes vai oferecer, de 7 a 12 de Outubro, em Santarém e outras localidades da região, dezenas de iniciativas, com a participação de grupos artísticos de seis países.

Com enfoque no público infantil, o FITIJ tem uma programação que abrange “todo o tipo de público”, aliando espectáculos em teatros a iniciativas de rua, incluindo várias ‘flashmobs’ (actuações imprevistas) e intervenções de arte urbana, e promove residências artísticas, oficinas temáticas para alunos e professores, exposições e a itinerância por municípios da região.

Organizado pela Associação Cultural FITIJ, pela Câmara Municipal de Santarém e pela Fundação Inatel, o festival promove e incentiva “uma partilha de saberes quer ao nível dos espectáculos, quer ao nível da formação”.

Apresentado ontem, 26 de Setembro, em conferência de imprensa, no WShopping de Santarém, esta 15.ª edição do FITIJ pretende, segundo a organização, “garantir novas condições para abrir um novo ciclo que possa projectar o Festival, o concelho e a região, com os parceiros da Charneca e da do Tejo, para uma atenção redobrada da oferta cultural para crianças e adolescentes”.

Neste Festival Internacional de Teatro e Artes para Infância e Juventude participam seis países, Alemanha, Argentina, Dinamarca, Espanha, França e Portugal, sendo que, este ano, será dedicada “uma outra atenção ao teatro e performances com a dominante de Clown (embora não exclusiva), não só ao nível dos Espectáculos, mas também nas áreas da Formação e Exposições”.

Outra aposta é o apoio a práticas educativas no CRIANÇANDO, através de animadores da ETPR (Escola Técnica e profissional do Ribatejo/Tremês).

Esta parceria FITIJ ETPR promove estas práticas educativas, bem como a assistência a espectáculos em Santarém de temáticas importantes e actuais para os jovens.

No alargamento do festival a territórios vizinhos, o FiTiJalém mantém as parcerias com Leiria, Almeirim, Fazendas, Cartaxo e estende a sua intervenção a Alpiarça e Coruche.

Entre a oferta formativa proporcionada pelo festival, conta-se a acção “Em busca do seu próprio Clown”, orientada por Luciano Amarelo, e a “Palestra Intensiva – O Conceito da Atuação Webséries & Filmes”, pelo preparador de atores Luís D’Mohr, em colaboração com a Associação Internacional Luso Brasileira Integração e Cultura.

Os destaques na arte urbana vão para “Holoceno”, uma vídeoinstalação holográfica criada por três jovens artistas de Santarém da área da pintura/arte urbana e do cinema/vídeo, numa residência artística em parceria com a associação FiTiJ a decorrer na Incubadora d’Artes de Santarém.

Outra residência artística envolverá a associação Human’Art, que, em parceria com o FiTiJ e a Waves of Youth, vai produzir o espetáculo “Love Flames”, que encerrará o FiTiJ2019 no dia 12 de outubro, no Jardim da República/Convento S. Francisco.

O evento inclui ainda as exposições “Chapéus Há Muitos”, de chapéus, ‘hatinators’ e ‘fascinators’, de Luís Stoffel, artista de Santarém que apresenta parte da sua coleção de chapéus, depois de ter trabalhado nas produções de Filipe La Féria e também na área da moda, o que lhe mereceu o reconhecimento pela revista Vogue como o melhor ‘designer’ português na área da chapelaria.

Será ainda apresentada uma exposição sobre “Adereços Teatrais e outras coisas mais – materiais, figurinos adereços etc.”, dos vários grupos artísticos de Santarém, numa parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Santarém.

O festival terá várias ‘flashmobs’, apontamentos artísticos que acontecerão de improviso em espaços como o WShopping, a gare rodoviária e transportes públicos, com a participação dos artistas Paulo Patrício (improvisação teatral), Rafaela Melão (acordeão), os grupos Human’ Art e “Ao meu Ritmo”, grupo coral da APPACDM Vale Santarém.

O FiTiJ mantém o seu Fórum, espaço de tertúlia e convívio, para as “conversas cruzadas”, estando agendado para dia 08 de Outubro um debate sobre a oferta cultural para os mais novos, que juntará encenadores, educadores, actores.

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS