Foto de arquivo
Foto de arquivo

O incêndio florestal que lavrou durante a tarde de segunda-feira, 3 de Agosto, em zona florestal na localidade de Esteveira, Abrantes, foi dominado às 19h38, pelos cerca de 180 operacionais e 10 meios aéreos que estiveram no terreno.

“O incêndio entrou em fase de conclusão desde as 19h38” e as horas seguintes foram de “trabalho de consolidação da área ardida e de vigilância nocturna para evitar possíveis reactivações”, disse o comandante Jorge Gama, do Comando Distrital da Proteção Civil (CDOS) de Santarém.

No local estiveram 180 operacionais, apoiados por 45 viaturas e 10 meios aéreos, que combateram um incêndio florestal que lavrou com “forte intensidade” desde as 17:35 em Esteveira, concelho de Abrantes, num combate dificultado pelo “forte vento e difíceis acessos”.

Segundo a mesma fonte, o incêndio lavrou em “zona de eucaliptal e pinhal”, tendo realçado os “difíceis acessos” e a “importante presença de 10 meios aéreos” no combate às chamas naquela localidade da União de Freguesias de São Facundo e Vale das Mós.

O operacional disse ainda que chegaram a estar “várias casas em perigo”, pela proximidade das chamas, dando conta que “as habitações foram defendidas e o incêndio passou perto sem causar quaisquer danos humanos ou patrimoniais”.

Cerca das 20h30 do mesmo dia, segundo a página da Proteção Civil, estavam no local 160 operacionais, apoiados por 46 viaturas e um meio aéreo.

foto ilustrativa

Leia também...
Foto ilustrativa

Homem residente em Rio Maior condenado a 18 anos por homicídio

O Tribunal de Leiria condenou, no dia 9 de Abril, a 18…

Surto em Lar de Abrantes com 40 casos confirmados

As autoridades de saúde do Médio Tejo confirmaram hoje mais cinco casos…

32 mortes nas estradas da região de Santarém até ao final de Novembro

O distrito de Santarém apresenta, entre 1 de Janeiro e 30 de…

Festival de Estátuas Humanas de Santarém embeleza ruas do Centro Histórico

Pela primeira vez, as ruas Serpa Pinto e Guilherme de Azevedo, em…