Foto Ilustrativa

O fogo, que deflagrou ao início da tarde de hoje, no Arrabal, obrigou ao corte da autoestrada n.º 1 (A1) e está a aproximar-se de casas, disse à agência Lusa um vereador da Câmara de Leiria.

Depois de ter cortado a estrada nacional 113, que liga Leiria e Ourém, nos dois sentidos, o incêndio levou a GNR a impedir a circulação automóvel na A1, em ambos os sentidos, entre Leiria e Fátima, disse à Lusa fonte da GNR.

O vereador com a pasta da Proteção Civil da Câmara de Leiria, Luís Lopes, disse à Lusa, que o fogo no Arrabal está a aproximar-se das localidades de Cardosos, Caldelas e Pereiras e está próximo de habitações, indústrias e postos de combustível. “Estamos a posicionar os meios e a enviar recursos para os locais”, explicou Luís Lopes.

O autarca acrescentou que o incêndio, cujo alerta foi dado pelas 13:47, tem duas frentes ativas.

Às 17:20, estavam no teatro de operações 195 operacionais, 53 viaturas e cinco meios aéreos, referia a página da Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

O fogo que eclodiu em Lagoa da Pedra, na Caranguejeira, pelas 13:48, também tem duas frentes ativas e está, para já, a lavrar em zona de mato, estando a dirigir-se para o Lavradio, no concelho de Ourém, distrito de Santarém, informou Luís Lopes, ao referir que estão a “reposicionar meios” no local.

“Vai ser uma tarde complexa e com muito trabalho”, alertou o vereador.

Segundo a ANEPC, na Caranguejeira estão no local 157 operacionais, 50 viaturas e três meios aéreos.

“Ainda passei com as chamas na autoestrada, mas a minha filha foi desviada para a área de serviço de Leiria, para onde foram desviados os restantes veículos”, relatou, à Lusa, por outro lado, um automobilista que circulava na A1 com a filha, em carros separados, quando a circulação automóvel foi interrompida.

Leia também...

Engenheiro electrotécnico detido pela PJ é suspeito da autoria do grande fogo que assolou Mação em 2017

É suspeito de ter ateado quatro incêndios florestais nos concelhos de Sertã e Proença-a-Nova no domingo.

Castelo de Almourol encerra para obras para melhorar recepção de turistas

O Castelo de Almourol, no concelho de Vila Nova da Barquinha, vai…

Sismo de magnitude 3,4 na escala de Richter com origem em Lisboa sentido na região de Santarém

Um sismo de magnitude 3,4 na escala de Richter e com epicentro…

Santarém volta a receber conferencia “Cidades Verdes”

O Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA) foi o local…