José Alberto Pereira é o novo presidente do Rotary Clube de Santarém

Fomentar o prazer de ser rotário para criar esperança no mundo

“Este clube tem 60 anos de história. Ao fim de 60 anos houve pessoas que se destacaram neste clube. Pessoas que foram os obreiros de nós estarmos aqui hoje. Peço a essas pessoas que me ajudem a ter um bom ano rotário.” Foi com estas palavras que José Alberto Pereira iniciou a sua intervenção no jantar cerimónia de transmissão de tarefas que teve lugar na passada terça-feira, no Rotary Clube de Santarém.

De seguida foi guardado um minuto de silêncio pela “memória e respeito” que a “família rotária scalabitana” deve aos anteriores presidentes, nomeadamente, José Manuel Cordeiro, António Palma, José Antunes Pereira e José Júlio Eloy.

José Alberto Pereira assumiu a presidência do Rotary Clube de Santarém (RCS), sucedendo no cargo a Marcelo Morgado, presidente cessante.

Marcaram presença na sessão, David Valente, governador eleito 2023-2024, Márcia Amaro, presidente cessante Rotaract, Carlos Assunção, presidente entrante Rotaract, o Padre Aníbal Vieira, representante da Diocese de Santarém, e Teresa Jesus, em representação da União de Freguesias da Cidade.

“Crie esperança no mundo” é o lema do Rotary para este ano, depois de uma pandemia e perante o cenário de uma guerra, acontecimentos que segundo José Pereira “deixaram as pessoas cada vez mais tensas e amedrontadas”, mencionando também que todos estes problemas que o mundo enfrenta influenciam “a economia, a saúde pública, a sociedade e a saúde mental”.

“É aquilo que nós, os rotários, nos apercebemos e queremos alterar sempre de uma forma positiva, de maneira que possamos acrescentar valor às sociedades onde nos inserimos, de forma a ajudarmos as pessoas a encontrarem-se com elas próprias e, dessa forma, a terem uma vida mais feliz, mais sã e interagirem melhor umas com as outras”, afirmou.

No ano em que o Rotary Clube de Santarém celebra o 60º aniversário, a 20 de Setembro, José Alberto Pereira tem objectivos para o seu mandato, com a duração de um ano, com os quais pretende fomentar o prazer de ser rotário. Evidenciou que a “Família Rotária Scalabitana” inclui o Rotary, o Rotaract, o Núcleo Rotário de Desenvolvimento Comunitário e também os Interacts e que fortalecer o espírito de ser Rotário em Santarém “passa por reforçar estas entidades”.

“Há muita gente no nosso concelho que não sabe o que é ser rotário. Temos de fazer mais, temos de fazer melhor para que isso deixe de acontecer”, declarou o presidente.

José Alberto Pereira pretende ainda estabelecer laços com os clubes rotários mais próximos, casos de Rio Maior, Almeirim, Caldas da Rainha, Óbidos, Alcobaça, Bombarral, Peniche, entre outros.

“É muito importante que nós criemos estas energias baseadas na amizade e no respeito”, defende.

No seu mandato pretende também captar novos membros para o Rotary Club de Santarém: “Gente que goste, que se interesse e que queira fazer o caminho connosco. Há três pontos fundamentais: esclarecer, apoiar e promover”, evidencia.

Referiu que é importante manter o foco em assuntos como o ambiente, a saúde, o desenvolvimento, a segurança, as migrações, a violência doméstica e a solidão.

“Há todo um campo para trabalhar estes problemas das pessoas”, lembrou.

José Alberto Pereira apresentou os membros da equipa e as suas valências, entre os quais se destacam Luís Valente, Fernando Ferreira, António Gaspar, Luís Bento, António Valente, Luís Raimundo, Adélia Esteves e Maria João Cardoso bem como os projectos que o Rotary Clube de Santarém vai desenvolver até Junho de 2024.

À frente das diferentes comissões estarão, na Comissão de Serviços Profissionais, Luís Raimundo e Luís Bento; na Comissão para a Comunicação e Imagem, Vítor Lima e José Alberto Pereira; na Comissão de Serviços Internacionais, António Freitas e Alexandre Caldas; na Comissão para a Expansão do Quadro Social, Jorge Rodrigues e Luís Valente; na Comissão de Serviços Internos, Mário Rebelo e na Comissão para a Fundação Rotária Portuguesa e no Rotary Foundation, Luís Rodrigues.

Em agenda estão já algumas conferências, nomeadamente, a 11 de Julho, “Acompanhamento especializado de enfermagem ao domicílio no pré e pós-parto”, pela enfermeira Melissa Fulgêncio Tacão (Neonatologia do HDS); dia 18 de Julho, “Saúde Global: Desafios para o Planeta e para o Ambiente” pelo Prof. Dr. Henrique Lopes; dia 25 de Julho, “Regulamento Geral de Protecção de Dados: o que precisa de saber para saber com o que conta”, pelo Coronel Fernando Ferreira.

Para Agosto, dia 1, “Companheirismo à Distância”, por António Freitas; dia 8, D. Manuel Pelino abordará o tema “Nossa Senhora e a Assunção aos Céus: Lições para a sociedade moderna”; dia 15, “A lezíria vista de São Bento: convívio, poesia, música, fotografia, ar livre”, numa parceria com Rotary de Almeirim, no Miradouro de S. Bento; dia 22, João Leite abordará “A importância do associativismo no Concelho de Santarém”; e a 29 de Agosto será a vez de António Gaspar tratar o tema “Associativismo após a Vida Activa: disponibilidade ou terapia?”.

O Clube está já a preparar um programa para celebrar condignamente os 60 anos de existência do Rotary Clube de Santarém, instituição que tem como missão principal desenvolver actividades de serviço voluntário, de carácter humanitário e de solidariedade social.

Leia também...

“Enquanto o Sol e a Lua existirem” Por Cândido Azevedo

Sabemos que gestos como “evangelização” ou “missionação” (transmissão da fé cristã em…

Utentes do Médio Tejo pedem abolição de portagens na A23 e A13

O Movimento de Utentes dos Serviços Públicos (MUSP) do Médio Tejo reclamou…

CNEMA vai receber espetáculo de dança e movimento

O Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas – CNEMA vai receber…

Embaixadora de Angola recebida no Município de Santarém

Vicência de Brito, Cônsul-Geral da República de Angola em Lisboa, foi recebida…