Elementos da PSP e GNR reuniram-se esta terça feira, dia 06, pelas 19:00, junto ao Tribunal de Santarém para exigirem um suplemento de missão idêntico ao que foi atribuído à Polícia Judiciária (PJ).

Meia centena de polícias e militares da GNR presentes estabeleceram um cordão humano em redor do Tribunal como forma de manifestarem a sua insatisfação.

Um porta voz das forças de segurança presente no local disse ao Correio do Ribatejo que os protestos vão continuar até que seja dada “uma resposta concreta e efectiva” face ao motivo que os move que é o da paridade com o suplemento de missão atribuído à PJ.

Milhares de polícias da PSP e militares da GNR têm-se manifestado um pouco por todo o país, em luta por melhores condições salariais, exigindo um suplemento idêntico ao atribuído à Polícia Judiciária.

Nuno Timóteo

Segundo a plataforma dos sindicatos da polícia e associações da Guarda, composta por sete sindicatos da PSP e quatro associações da GNR e criada para exigir a revisão dos suplementos remuneratórios nas forças de segurança, as manifestações pretendem chamar a atenção para a “dignificação das carreiras da PSP e GNR”, que os sindicatos e associações consideram que “têm sido desconsideradas pelo Governo, com a ‘machadada final’ a ser a secundarização da PSP e GNR na atribuição do suplemento de missão da PJ”.

Os protestos começaram por iniciativa de um agente da PSP em frente à Assembleia da República, em Lisboa, e estão a mobilizar cada vez mais elementos da PSP e GNR em todo o país, sendo as iniciativas organizadas através de redes sociais, como Facebook e Telegram.

 Na base da contestação da PSP e GNR está a atribuição à PJ de um suplemento de missão, que, em alguns casos pode levar a um aumento de quase 700 euros mensais, acentuando dessa forma o fosso financeiro entre forças de segurança.

Leia também...

Convento de Cristo celebra o Dia da Mulher com visita temática

O Convento de Cristo, em Tomar vai celebrar o Dia Internacional da Mulher, 08 de Março, com uma visita especial temática nocturna dedicada ao…

Homem de 27 anos detido por violência doméstica

Duas armas de airsoft apreendidas.

Campanha “Fechar a torneira ao desperdício” apresentada na Escola Alexandre Herculano

“Fechamos a torneira ao desperdício” é uma campanha promovida pela Águas de Santarém e Câmara Municipal de Santarém no âmbito do Dia Mundial da…

Reclamações com saúde descem 7% em 2023 no Portal da Queixa

As reclamações contra o setor da saúde baixaram 7% em 2023 no Portal da Queixa, para 3.736 queixas, segundo dados hoje divulgados, que destacam…