Elementos da PSP e GNR reuniram-se esta terça feira, dia 06, pelas 19:00, junto ao Tribunal de Santarém para exigirem um suplemento de missão idêntico ao que foi atribuído à Polícia Judiciária (PJ).

Meia centena de polícias e militares da GNR presentes estabeleceram um cordão humano em redor do Tribunal como forma de manifestarem a sua insatisfação.

Um porta voz das forças de segurança presente no local disse ao Correio do Ribatejo que os protestos vão continuar até que seja dada “uma resposta concreta e efectiva” face ao motivo que os move que é o da paridade com o suplemento de missão atribuído à PJ.

Milhares de polícias da PSP e militares da GNR têm-se manifestado um pouco por todo o país, em luta por melhores condições salariais, exigindo um suplemento idêntico ao atribuído à Polícia Judiciária.

Nuno Timóteo

Segundo a plataforma dos sindicatos da polícia e associações da Guarda, composta por sete sindicatos da PSP e quatro associações da GNR e criada para exigir a revisão dos suplementos remuneratórios nas forças de segurança, as manifestações pretendem chamar a atenção para a “dignificação das carreiras da PSP e GNR”, que os sindicatos e associações consideram que “têm sido desconsideradas pelo Governo, com a ‘machadada final’ a ser a secundarização da PSP e GNR na atribuição do suplemento de missão da PJ”.

Os protestos começaram por iniciativa de um agente da PSP em frente à Assembleia da República, em Lisboa, e estão a mobilizar cada vez mais elementos da PSP e GNR em todo o país, sendo as iniciativas organizadas através de redes sociais, como Facebook e Telegram.

 Na base da contestação da PSP e GNR está a atribuição à PJ de um suplemento de missão, que, em alguns casos pode levar a um aumento de quase 700 euros mensais, acentuando dessa forma o fosso financeiro entre forças de segurança.

Leia também...

‘Concerto Histórico’ encerrou com chave de ouro Festival de Órgão de Santarém

‘Concerto Histórico’ realizado no passado domingo, na Igreja da Misericórdia, encerrou com ‘chave d’Ouro’, a IV edição do FÓS – Festival de Órgão de…

Construção e reconstrução de cidades… Por Cândido Azevedo

O grande e violento sismo que há dias abalou a Turquia e a Síria, leva-me hoje a abordar o tema cidades. Falemos hoje de…

Festival do Capado recebe apoio financeiro de 5 mil euros

A Casa do Povo de Amiais de Baixo, recebeu de 28 a 30 de Abril, a 7ª edição do Festival do Capado. Organizado pela…

Plataforma da PSP e GNR critica falta de vontade política do Governo

O porta-voz da plataforma dos sindicatos e associações da PSP e GNR considerou hoje que as declarações do primeiro-ministro sobre o subsídio de risco…