Sabia que pode contratar créditos online com a assinatura digital? Fique a saber como funciona esta ferramenta e como pode ser útil.

Com o avanço da tecnologia são vários os momentos que se tornaram mais impessoais.

Isto quer dizer que são muitos os casos em que a partir de um clique e sem sair de casa, pode tomar decisões que mudam a sua vida.

Algumas destas situações são possíveis por causa da assinatura digital. Esta solução é principalmente utilizada no serviço público e entidades financeiras. É com esta assinatura que consegue renovar o cartão de cidadão, autenticar declarações eletrónicas no Portal das Finanças e Segurança Social ou assinar contratos de crédito.

Embora pareça um recurso de maior risco, a assinatura digital é tão valiosa como uma assinatura presencial: é pessoal, única e intransmissível.

Como Fazer Uma Assinatura Digital?

Provavelmente está a pensar num scan, mas não, a assinatura não é algo transportado do papel para o digital. Será necessário recorrer a um serviço de ID Digital, ou seja, uma solução que garanta exclusividade da assinatura e impeça qualquer tipo de adulteração.

Feita a partir de um computador, telemóvel ou tablet, são conhecidas algumas formas para obter uma assinatura digital.

O Cartão de Cidadão é o software mais conhecido em Portugal, mas provavelmente o mais complexo. É que apenas é possível formalizar um contrato com um leitor de cartões e com o software disponível para todos os cidadãos.

Por outro lado, com o sistema da Microsoft ou da Adobe Reader (PDF) é bem mais simples criar a assinatura. Desta forma, poderá utilizar a assinatura digital em documentos PDF, Word, Excel e PowerPoint.

Por fim, pode assinar digitalmente através de um método chamado de One-time Password.

Este processo funciona através do envio de mensagens de texto com um código único e que permite confirmar se está a concordar com determinada proposta.

Por exemplo, se formalizar um contrato de crédito, a entidade envia-lhe um código único para o seu número de telefone e para aceder à proposta e assinar, terá de indicar corretamente a chave que lhe foi enviada.

É apenas através de soluções fidedignas e que protegem a assinatura, que conseguirá assinar contratos e concluir todo o processo online.

Assinatura Digital e o Crédito Online

Hoje em dia é possível encontrar várias ofertas de crédito que são 100% online graças à assinatura digital. Tanto o consumidor, como a entidade financeira acabaram por ganhar com esta mudança de paradigma.

Antes de qualquer tecnologia, pedir um crédito significava horas em filas, idas ao banco e muito tempo perdido em burocracia. Agora, todo o processo é realizado online, sem sair de casa e com apenas uns cliques. Neste caso, a assinatura acaba por poupar tempo, dinheiro e é uma solução mais ecológica.

Como nem todas as instituições bancárias têm dimensão suficiente para conseguir balcões em qualquer ponto do país, com a ajuda da assinatura digital e através de canais digitais, qualquer entidade financeira consegue fazer frente aos maiores players do mercado.

Enquanto consumidor, não existe qualquer limitação no tipo de crédito para utilizar a assinatura digital. Caso necessite de um empréstimo para um projeto com um crédito pessoal, de juntar mensalidades com um crédito consolidado ou comprar um automóvel às prestações, pode utilizar a assinatura para acelerar todo o processo.

E, se algum momento estiver numa situação urgente e necessita de um crédito na hora, a forma mais rápida de conseguir financiamento rápido é através de uma entidade que disponibilize a assinatura digital para formalizar o contrato de crédito.

Todavia, as vantagens da assinatura digital e do crédito online, abriram novas portas para situações fraudulentas. São algumas as entidades que se fazem passar por instituições financeiras credíveis para emprestar dinheiro, principalmente a quem mais precisa.

Antes de contratar qualquer empréstimo, deve confirmar se essa entidade está listada como certificada para financiar crédito. Não são todas as instituições financeiras que estão habilitadas a exercer atividade financeira em Portugal, e as que podem financiar, são supervisionadas pelo Banco de Portugal.

Leia também...

Santarém tem três casas de renda acessível a sorteio

As candidaturas podem ser submetidas até 24 de Janeiro de 2022

Mercadona cria 65 novos empregos com abertura de nova loja em Santarém

Em 2022.

Mercadona constrói maior bloco logístico da empresa em Almeirim

A Mercadona, maior cadeia espanhola de supermercados, anunciou que vai construir um…

‘Casa em Santarém’ nomeada para o prémio internacional de arquitectura

O projecto ‘Casa em Santarém’ da empresa dp arquitectos está nomeado para…