O Fórum Ribatejo levou a efeito no passado dia 4 de Fevereiro a sua 38.ª Reunião/ Assembleia, a qual teve lugar no Centro Cultural do Sardoal, por gentil deferência do respectivo Município.

A esta reunião afluíram quase duas dezenas de membros do Fórum, oriundos de diversos concelhos do Ribatejo, os quais se debruçaram sobre as mais diversas acções culturais em fase de desenvolvimento ou previstas para realizar no decurso deste ano.

Uma das grandes apostas do Fórum é o CDR – Centro de Documentação do Ribatejo, instalado há quatro anos na Biblioteca Municipal de Torres Novas, através de uma parceria estabelecida com o Município Torrejano, o que permite que o maior espólio bibliográfico respeitante à cultura ribatejana se encontre à disposição de investigadores, professores e alunos, bem como dos mais diversos interessados.

No âmbito deste acordo irão ser promovidas algumas iniciativas culturais, as quais, tendencialmente, servirão para divulgar este projecto e afirmar a sua reconhecida relevância.

Também o Encontro Anual de Historiadores do Ribatejo, que decorrerá no Museu Carlos Reis, em Torres Novas, a 30 de Setembro, mereceu um amplo debate, sendo que se constata que o formato seguido nas edições anteriores cumpre os objectivos apontados, embora se deva tentar aliciar mais “historiadores locais” que possam partilhar os seus estudos e conquistar maior notoriedade para este trabalho tão meritório e imprescindível para o aprofundamento do conhecimento sobre a região do Ribatejo.

Para o dia 28 de Outubro ficou agendado o IV Encontro de Cultura Popular do Ribatejo, que um ano mais decorrerá no Auditório da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, autarquia que tem sido inexcedível no apoio a esta iniciativa.

Este ano os temas sugeridos abordam questões relacionadas com o património material, sendo certo que não é fácil isolar os bens materiais da espiritualidade que lhes está subjacente, seja na sua própria concepção como no respectivo uso.

A par deste Encontro decorrerá também a “Mostra de Publicações sobre a Cultura Ribatejana” e será feita a apresentação pública do livro de Actas respeitantes ao III Encontro, realizado em 2021.

Finalmente, mas correspondente à mais próxima realização, foram consensualizados os aspectos organizativos e programáticos relacionados com o Colóquio subordinado ao tema “Tejo – Património, Tradição e Futuro”, a realizar no próximo dia 1 de Abril, em Santarém, numa parceria com o Instituto Politécnico de Santarém, decorrendo no Auditório da Escola Superior de Educação de Santarém.

Leia também...

António Pelarigo homenageado em Lisboa com apresentação de novo CD/DVD

O fadista António Pelarigo, falecido em Janeiro passado, aos 64 anos, é homenageado na quarta-feira, no Museu do Fado, em Lisboa, com a apresentação…

Homem detido pela PSP para cumprir pena de prisão de dois anos e quatro meses

Um homem de 38 anos de idade foi detido esta quinta-feira, 22 de Julho, para cumprimento de pena efectiva de dois anos e quatro…

Coruche chegou hoje ao pico histórico de 44,9 graus e rega ruas para fazer face ao calor extremo

Os termómetros no concelho de Coruche atingiram hoje os 48 graus Celsius, um calor extremo que fez com que a autarquia decidisse regar as…

Declarada insolvente empresa responsável pelas obras no Mercado de Santarém

As obras de requalificação do Mercado Municipal de Santarém sofreram nova paralisação, motivada agora pela insolvência do empreiteiro. O município de Santarém diz estar…