11 dadores fizeram pela primeira vez uma recolha de sangue na sede do Correio do Ribatejo esta sexta-feira, 13 de Dezembro, numa acção promovida pelo Grupo de Dadores de Sangue de Pernes.
A iniciativa contou com um total de 21 inscrições, entre as 9h00 e as 13h00, sendo 11 dessas novas inscrições e uma foi de anális. Grande parte destas novas colheitas foram de um grupo de alunos da Escola Profissional do Vale do Tejo que se quiseram associar à iniciativa.
A recolha de sangue decorreu no âmbito das comemorações do 23º aniversário do GDSP, um dos grupos benévolos de dadores mais activos da região, que garante as necessidades de sangue do País durante um dia.
O presidente do grupo, Mário Gomes, afirma que é indispensável continuar “a missão de sensibilizar para a necessidade de colheitas regulares de sangue, em particular junto dos jovens”.
É neste aspecto que a parceria com os órgãos de comunicação social se torna vital: “Já tenho dito isto em vários pontos do país: eu não conheço nenhum concelho em que os dadores de sangue sejam apoiados pela comunicação social, como em Santarém. Os jornais e as próprias rádios locais apoiam este gesto solidário e isso é de relevar. Todos divulgam regularmente as recolhas feitas no concelho. É, sem dúvida nenhuma, uma mais-valia muito importante para os grupos do concelho. Sublinho: não conheço, em parte nenhuma do país, locais onde os jornais, como o Correio do Ribatejo, abram as suas portas para, nas suas instalações, decorrerem recolhas de sangue”, afirma o responsável.
De facto, há vários anos que este Jornal e o GDSP se unem no apelo a dádivas de sangue em alturas em que estas são mais limitadas e, portanto, mais necessárias, como durante a época de Natal.
Os 23 anos de actividade do grupo assinalam-se a 15 de Dezembro com uma recolha de sangue, em Pernes, na escola D. Manuel I. Está agendada para esse dia uma Sessão Solene seguida de almoço e animação musical pelo quarteto Nelson Pisco e Rancho Folclórico “Os Camponeses de São Vicente do Paúl”.