‘Fotografar é dar Vida’ em exposição no Centro Cultural Regional de Santarém

A exposição itinerante ‘Fotografar é dar Vida’ vai estar patente de 7 a 23 de Março no Centro Cultural Regional de Santarém. A inauguração está marcada para as 16h30, no dia 7 de Março.

A mostra ‘Fotografar é dar Vida’ resultou de uma actividade de fotografia participativa, realizada em Julho de 2016 nas comunidades de Suzana e Varela, na Guiné-Bissau, que culminou com uma exposição fotográfica itinerante. Ao longo de três semanas, um grupo de 28 mulheres guineenses de etnia felupe utilizou a fotografia como forma de expressão e partilha das suas experiências, anseios e rotinas.

Através de uma metodologia participativa designada Photovoice, as imagens captadas foram um ponto de partida para um debate comum e uma compreensão alargada sobre a perspectiva pessoal de cada uma destas mulheres e do grupo. “O que é ser mulher felupe? O que significa ser mãe? Como garantir uma maternidade saudável? Como se transmitem as tradições culturais?” São algumas das reflexões que surgem nos olhares destas fotógrafas.

PUBLICIDADE

Integrada num projecto de saúde materno-infantil implementado pela ONGD VIDA entre 2014 e 2016, esta actividade foi promovida com a colaboração dos Bagabaga Studios e Eyes of the Street, e co-financiada por Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e Fundação Calouste Gulbenkian.

A exposição tem viajado por diversos locais, tendo já passado por Bissau, Brasil, Lisboa, Porto, Algarve, chegando agora a Santarém.

Esta exposição estará disponível para conhecer entre 7 e 23 de Março no horário de funcionamento do Centro Cultural: de domingo a sexta entre as 15h e as 18h e ao sábado das 11h à 13h e das 15h às 18h.

PUBLICIDADE

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS