A população da localidade do Canal, na freguesia de Abrã, realizou no passado sábado dia 6 de Abril, um simulacro “Aldeia Segura, Pessoas Seguras”. A iniciativa foi promovida pela Câmara Municipal de Santarém, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, em articulação com a Junta de Freguesia da Abrã e com o Corpo de Bombeiros Voluntários de Pernes.

A população aderiu em massa a este exercício, onde após o toque do sino como sinal de fogo, seguiu as instruções que lhes eram indicadas pelo Guia Oficial de Segurança, seleccionado pela Junta de Freguesia de Abrã, e pelas forças de segurança presentes, de forma a testar o aprontamento do dispositivo de resposta a incêndios rurais, a organização interna e capacidade de resposta a emergências deste género.

Desta forma, os habitantes do Canal ficaram a conhecer o ponto de encontro local e quais as medidas a adoptar numa situação de emergência.

Este tipo de iniciativas, que têm  como objectivo promover acções de sensibilização para a prevenção de comportamentos de risco e medidas de auto-protecção, decorrem no âmbito do programa “Aldeia Segura”, definido na Resolução do Conselho de Ministros nº 157-A/2017, de 27 de Outubro, como um “Programa de Protecção de Aglomerados Populacionais e de Protecção Florestal” destinado a estabelecer “medidas estruturais para protecção de pessoas e bens, e dos edificados na interface urbano-florestal, com a implementação e gestão de zonas de protecção aos aglomerados e de infraestruturas estratégicas, identificando pontos críticos e locais de refúgio”.


Leia também...

Sindicato regista adesão de 60% na greve na base logística do Minipreço da Zibreira

Realizou-se hoje, dia 21 de Dezembro, o primeiro de dois dias de greve na base logística do Minipreço na Zibreira. A greve, segundo a…

GNR apreende arsenal de armas a suspeito de violência doméstica

A GNR apreendeu dezenas de armas e munições, a um homem de 50 anos suspeito de violência doméstica, no dia 26 de Novembro, no…

ASAE apreendeu artigos contrafeitos no valor de 1,5 ME em operação que passou por Santarém

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu, nas últimas semanas, 288 mil artigos contrafeitos, sobretudo no norte de Portugal, no valor de…

Abolição das portagens da A23 em discussão no parlamento

O parlamento discute e vota na sexta-feira, 8 de Fevereiro, 16 projectos de resolução sobre a abolição das portagens na A23 e em outras…