A população da localidade do Canal, na freguesia de Abrã, realizou no passado sábado dia 6 de Abril, um simulacro “Aldeia Segura, Pessoas Seguras”. A iniciativa foi promovida pela Câmara Municipal de Santarém, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, em articulação com a Junta de Freguesia da Abrã e com o Corpo de Bombeiros Voluntários de Pernes.

A população aderiu em massa a este exercício, onde após o toque do sino como sinal de fogo, seguiu as instruções que lhes eram indicadas pelo Guia Oficial de Segurança, seleccionado pela Junta de Freguesia de Abrã, e pelas forças de segurança presentes, de forma a testar o aprontamento do dispositivo de resposta a incêndios rurais, a organização interna e capacidade de resposta a emergências deste género.

Desta forma, os habitantes do Canal ficaram a conhecer o ponto de encontro local e quais as medidas a adoptar numa situação de emergência.

Este tipo de iniciativas, que têm  como objectivo promover acções de sensibilização para a prevenção de comportamentos de risco e medidas de auto-protecção, decorrem no âmbito do programa “Aldeia Segura”, definido na Resolução do Conselho de Ministros nº 157-A/2017, de 27 de Outubro, como um “Programa de Protecção de Aglomerados Populacionais e de Protecção Florestal” destinado a estabelecer “medidas estruturais para protecção de pessoas e bens, e dos edificados na interface urbano-florestal, com a implementação e gestão de zonas de protecção aos aglomerados e de infraestruturas estratégicas, identificando pontos críticos e locais de refúgio”.


Leia também...

Clube de Canoagem Scalabitano no Campeonato de Esperanças e Primeiras Pagaiadas em Coruche

Decorreu no passado sábado, dia 8 de Setembro, no Rio Sorraia em…

Ambientalistas dizem que “massacre da Torre Bela” justifica revisão da Lei da Caça

As associações ambientalistas classificaram “o massacre” de 540 animais na Herdade da…

Suspeito de tráfico de droga detido pela GNR

A GNR deteve em flagrante delito, no dia 20 de Julho, um…

Dois detidos por furto a estabelecimento

A PSP deteve, em Abrantes, um homem de 41 anos e um…