A população da localidade do Canal, na freguesia de Abrã, realizou no passado sábado dia 6 de Abril, um simulacro “Aldeia Segura, Pessoas Seguras”. A iniciativa foi promovida pela Câmara Municipal de Santarém, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, em articulação com a Junta de Freguesia da Abrã e com o Corpo de Bombeiros Voluntários de Pernes.

A população aderiu em massa a este exercício, onde após o toque do sino como sinal de fogo, seguiu as instruções que lhes eram indicadas pelo Guia Oficial de Segurança, seleccionado pela Junta de Freguesia de Abrã, e pelas forças de segurança presentes, de forma a testar o aprontamento do dispositivo de resposta a incêndios rurais, a organização interna e capacidade de resposta a emergências deste género.

Desta forma, os habitantes do Canal ficaram a conhecer o ponto de encontro local e quais as medidas a adoptar numa situação de emergência.

Este tipo de iniciativas, que têm  como objectivo promover acções de sensibilização para a prevenção de comportamentos de risco e medidas de auto-protecção, decorrem no âmbito do programa “Aldeia Segura”, definido na Resolução do Conselho de Ministros nº 157-A/2017, de 27 de Outubro, como um “Programa de Protecção de Aglomerados Populacionais e de Protecção Florestal” destinado a estabelecer “medidas estruturais para protecção de pessoas e bens, e dos edificados na interface urbano-florestal, com a implementação e gestão de zonas de protecção aos aglomerados e de infraestruturas estratégicas, identificando pontos críticos e locais de refúgio”.


Leia também...

Agência do Ambiente diz que Espanha cumpriu caudais acordados para o rio Tejo

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) avançou que Espanha obedeceu à Convenção de Albufeira no ano hidrológico 2018/2019, pelo que o caudal integrado obtido…

PSP deteve cinco condutores por condução em estado de embriaguez

A Polícia de Segurança Pública deteve 11 cidadãos, entre os dias 2 e 8 de Novembro, sendo que cinco deles foram detidos por condução…

Incêndio em aviário provoca morte de aves por inalação de fumo

Um incêndio num aviário na passada segunda-feira, 16 de Dezembro, em Coutada Velha, no concelho de Benavente, provocou a morte a algumas aves. Segundo…

Ricardo Gonçalves pede ao presidente da IP para ponderar continuação no cargo

O presidente da Câmara de Santarém exortou esta quinta-feira, 11 de Julho, o presidente da Infraestruturas de Portugal (IP) a reflectir sobre se tem…