A atleta olímpica do Sporting Clube de Portugal, Francisca Laia aceitou ser a madrinha do AQUApaper de Abrantes, que se vai realizar no próximo dia 23 de Junho, na Praia Fluvial de Aldeia de Mato.

Além de terem direito a assistir a uma pequena explicação das formas mais correctas de remar por uma das maiores promessas nacionais da canoagem e pelo pai, o canoísta veterano João Laia, Francisca entrará na água e dará a partida desta jornada, em canoa, pela Albufeira de Castelo do Bode.

A abrantina Francisca Laia começou desde muito cedo na canoagem, tendo sido treinada, desde 2003, por João Laia, no Clube Desportivo “Os Patos”. Em 2011, conquistou a sua primeira medalha internacional, a de bronze, em K1 200m júnior, no Canoe Sprint European Championships, repetindo o feito neste campeonato europeu em 2012, em 2014 em K2 500m, e em 2015 em K1 200m nos sub-23.

Em 2015, alcançou a primeira medalha de ouro, em K4 200m, na I Taça do Mundo. Nesse ano foi, também, vice-campeã mundial, em K1 200m, nos sub-23. E em 2016, já no Sporting Clube de Portugal, apurou-se para os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro (Brasil), na categoria K1 200m, onde ficou em 8º lugar na final B. E tonou-se ainda, campeã mundial universitária, em K1 200m e K2 500m.

No ano passado, a atleta sagrou-se campeã mundial, na Sérvia, no Canoe Sprint World Cup III em K2 com Joana Vasconcelos. Com esta última canoísta, Francisca trouxe da Bulgária duas medalhas de prata em K2 200m e 500m, no Campeonato da Europa de Velocidade.

Sob o mote “divertir sem poluir”, os participantes do AQUApaper são desafiados a percorrer a Albufeira de Castelo do Bode em canoa sob a orientação de um mapa, seguindo pistas, respondendo a perguntas e realizando jogos de habilidade.

Este evento lúdico de canoagem, que articula a metodologia da orientação e dos rallys paper é organizado pela TAGUS – Associação para ao Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior, em parceria com a ACLAMA – Associação Cultural “Os Amigos de Martinchel”, o Hotel Segredos de Vale Manso e a empresa Cabana do Rio. Apesar de não ter um caracter de competição, esta divertida aventura termina com a entrega de prémios, cuja base são produtos do Ribatejo Interior.

20 euros por elemento é o valor da inscrição, que inclui documentação, seguro, equipamento, almoço e lanche-convívio. Para assegurar a participação, só tem de preencher os seus dados e os do seu companheiro de equipa em www.tagus-ri.pt.

O AQUApaper de Abrantes, conta com o apoio do Município de Abrantes, através do FinAbrantes – Programa de apoio a colectividades do concelho de Abrantes, e da Pegop, é dinamizada no âmbito do DLBC Rural, promovido pelo PDR2020, e co-financiada pelos FEEI – Fundos Europeus Estruturais e de Investimento, através do Portugal 2020.

Leia também...

CROAS organiza “Arraial do Cão”

O Centro de Recolha Oficial de Animais de Santarém (CROAS) promove, no…

Santarém em risco máximo de incêndio

Mais de 60 concelhos dos distritos de Bragança, Guarda, Coimbra, Castelo Branco,…

Câmara de Santarém aprova orçamento de 69,2 milhões de euros

A Câmara de Santarém aprovou hoje o orçamento de 69,2 milhões de…

Santarém goleia em Almeirim. Coruchense continua a liderar

A jornada 16 da primeira divisão do Campeonato Distrital da Associação de…