No dia 18 de Outubro, entre as 15h00 e as 17h00, a Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima, em parceria com a editora Principia (Lucerna), irá lançar o livro “História da Congregação” com os textos escritos por Luiza Andaluz, fundadora da congregação.

O livro irá ser apresentado por Lília Guerreiro e Deolinda Serralheiro, que participaram directamente na sua elaboração, e por Henrique Mota, da editora Principia.

Este dia, incluirá ainda um momento musical, proporcionado pelo músico João Loureiro, do Conservatório de Música de Santarém.

O evento será presencial, no Auditório da casa Madre Luiza Andaluz, restrito ao público geral e transmitido online. O link para aceder ao evento e a programação detalhada serão divulgados brevemente no site da congregação (https://www.servasnsfatima.org/) e nas redes sociais da Família Andaluz (https://www.facebook.com/familiaandaluz e https://www.instagram.com/familia.andaluz/)

Luiza Andaluz nasceu a 12 de fevereiro de 1877, filha de pais profundamente cristãos, que a educam no amor e altruísmo pelos outros.

Era visita assídua o Cardeal D. José Neto que da pequena Luiza terá dito que “nunca tinha visto tamanha fé numa criança”.

Aos 14 anos o Cardeal pede-lhe que ajude uma comunidade de contemplativas Capuchas numa obra social para crianças.

Vivem-se momentos de grande hostilidade à Igreja e, sobretudo, às ordens religiosas, muitas das quais são expulsas aquando da Revolução de 1910.

Nessa altura, Luiza Andaluz torna-se uma das principais dinamizadoras e responsáveis pela criação de escolas e oficinas de trabalho um pouco por toda a parte.

Com 38 anos sente que Deus a chama para a vida religiosa, como carmelita.

Em 1915, sente que a Vontade de Deus lhe aponta um novo caminho: fundar uma Congregação Religiosa que viva intensamente duas coordenadas: o desejo de se dedicar à vida contemplativa e a necessidade de uma resposta apostólica aos novos tempos.

Anima as suas companheiras que também sentem dentro de si a necessidade de se dedicar totalmente por Deus e pelo Seu Reino, e a 15 de outubro de 1923 inicia-se a vida fraterna na sua casa em Santarém (hoje Casa Mãe da Congregação).

Luiza Andaluz foi mulher de Igreja, mulher de audácia e de coragem porque animada de uma profunda fé e confiança em Deus.

Alicerçou a sua vida na “rocha” que é Jesus e, por isso não vacilou.

Leia também...

Comemorações do centenário da morte de Marcelino Mesquita encerram com várias actividades

O programa das Comemorações do Centenário da Morte de Marcelino Mesquita, que decorre este ano, vai encerrar em Novembro. Uma exposição que evoca a…

Bló Prestes expõe “Chamusca das Três Graças” para ajudar a Associação Apela

A Galeria Municipal da Chamusca recebe, entre 21 de Setembro e 21 de Outubro, a exposição da autoria de Bló Prestes com pinturas em…

Teatro Virgínia recebe antestreia nacional do filme “By Flávio”

O Teatro Virgínia, em Torres Novas, vai receber a antestreia nacional do filme “By Flávio”, do realizador Pedro Cabeleira, no dia 12 de Maio,…

Aurélio Lopes desenvolve estudo sobre Maria, percurso histórico-mítico e ascensão doutrinária e cultual

O antropólogo Aurélio Lopes prossegue a sua investigação em torno da figura de Maria no seio da Igreja Cristã, a partir da qual reflecte…