O argentino German Tivani (Aviludo/Louletano/Loulé Concelho) “dançou o tango” no Santuário do Sameiro, batendo ao sprint um corredor da outra equipa algarvia, Jesus Peña (AP Hotels & Resort/Tavira/Farense), mas Rafael Reis (Anicolor/Tien 21) manteve a camisola amarela da 86ª Volta a Portugal Continente, conquistada na Maia.

O corredor da equipa da “Terra da Mãe Soberana”, rematou um bom trabalho dos seus colegas na perseguição a todas as fugas do dia e respondendo de pronto a todos os ataques.

Quando parecia que Pedro Silva (Anicolor/Tien) iria ganhar a etapa, German Nicolas Tivani arrancou e na última curva antes da reta da meta entrou isolado não dando hipóteses à concorrência.

Foi uma etapa que ficou marcada por uma fuga de um grupo de sete corredores que começou ao quilómetro 50, durou 85 quilómetros e teve uma vantagem máxima de 2’15” à passagem pela meta volante de Vila Verde, e que permitiu que o jovem Daniel Dias (Rádio Popular/ Paredes/ Boavista) fosse o virtual líder da “Portuguesa”.

Quando a Anicolor/Tien 21 pegou atrás na corrida, a diferença começou a diminuir e depois a ajuda da Projecto Echelon Racing e do Louletano, o grosso da escapada viria a ser anulada, ficando somente na frente Miquel Valls (GI Group Holding/ Simoldes/ Oliveirense) que chegou a ter quase dois minutos de vantagem.

Na primeira passagem pela meta, três corredores eram cabeça de corrida, mas com escassa vantagem acabando foi ficar somente na frente Daniel Lima, o jovem da (Israel/ Premier Tech Academy) que se manteve isolado até cerca de 2 quilómetros do final quando surgiu o ataque de Pedro, que teve tudo para triunfar, mas atrás foram mais fortes e resultou no triunfo de Tivani.

O corredor argentino assumiu também a liderança da Classificação por Pontos (Galp) e Montanha (Paredes-Rota dos Móveis), enquanto Pau Marti (Israel/ Premier Tech Academy) é o líder da Juventude (Placard) e Rafael “RR7” Reis (Anicolor/Tien 21) a amarela (Continente).

CLASSIFICAÇÕES
Classificação da Etapa
1º-German Nicolas Tivani/ARG (Aviludo Louletano/Loulé Concelho)- 3h56’04” (média 41,251 kms/h), 2º-Jesus Peña/COL (AP Hotels & Resort/Tavira/Farense) m.t, 3º-Brady Gilmore/AUS (Israel/ Premier Tech Academy) m.t., 4º-Artem Nych (Anicolor/Tien 21) m.t e 5º-João Medeiros/POR (Credibom/ LA Alumínios/ Marcos Car) m.t.

Geral Individual (Continente)
1º-Rafael Reis/POR (Anicolor/ Tien 21)- 3H59’55”, 2º-1º-German Nicolas Tivani/ARG (Aviludo Louletano/Loulé Concelho) a 2”, 3º-Brady Gilmore/AUS (Israel/ Premier Tech Academy) a 5”, 4º-Artem Nych (Anicolor/Tien 21) a 7” e 5º-Pau Marti/ESP (Israel/ Premier Tech Academy) a 9”.

Equipas: AP Hotels & Resort/Tavira/Farense

Classificação dos Pontos (Galp): German Nicolas Tivani/ARG (Aviludo Louletano/Loulé Concelho);
Classificação da Montanha (Paredes Rota do Móvel): German Nicolas Tivani/ARG (Aviludo Louletano/Loulé Concelho);
Classificação da Juventude (Placard): Pau Marti/ESP (Israel/ Premier Tech Academy)

2ª Etapa (8 de agosto)
Felgueiras-Fafe:167,9 kms. Partida às 13h00 e chegada às 17h15. Três Metas Volantes e três contagens de montanha, a penúltima na terra batida na Casa do Penedo.

Leia também...

“Podemos não ter as melhores infra-estruturas mas temos os melhores técnicos”

Na primeira época como presidente, Miguel Dias, fala sobre os objectivos da…

Luís Felipe Vieira anuncia nova geração de Casas do Benfica em Santarém

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, anunciou ontem uma nova geração…

Vitória Clube Santarém conquista Taça Distrital de Futsal Feminino

A equipa vitoriana de seniores femininos conquistou, no passado sábado, em Minde,…

Atleta do Clube de Natação de Torres Novas conquista medalha de Bronze na Roménia

Manuel Bartolomeu, atleta do Clube de Natação de Torres Novas, conquistou uma…