“Glamour” e “Primavera” as estátuas vivas vencedoras do I Festival de Estátuas Humanas de Santarém

Sara Gabriel com a estátua “Glamour” e Carolina Seia com a estátua “Primavera”, foram as grandes vencedoras da primeira edição do Festival de Estátuas Humanas de Santarém realizado nos dias 10 e 11 de Agosto, no âmbito da iniciativa “Verão In. Santarém … é um Espanto!”, numa organização dos Quideia.

Sara Gabriel foi eleita pelo público com 1357 votos e Carolina Seia pelo júri composto por Carlos Oliveira e Fernanda Narciso.

Cada uma das premiadas recebeu um prémio no valor de mil euros. “Glamour” da Caixa de Crédito Agrícola e “Primavera” da Caetano Auto – Grupo Salvador Caetano.

A entrega de prémios contou com a presença da vice-Presidente e vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Santarém, Inês Barroso, dos patrocinadores, João Marecos da Caixa de Crédito Agrícola e Carlos Pinto da Caetano Auto, os jurados, Fernanda Narciso e Carlos Oliveira, o coordenador do Projeto In. Str, Nuno Domingos e Katarina dos Quideia, entre muitos outros.

A concurso estiveram 12 jovens de Santarém do Curso de Artes do Espectáculo da Escola Ginestal Machado que protagonizaram estátuas vivas mais clássicas como Salgueiro Maia, Rei D. Dinis, Rainha Gilda e Pilar Humano às mais cómicas como o Choco Senna, o Chef Choc e as suas delícias de chocolate, a Choco Miranda, e a Porquinha de Chocolate (Choco Piggy).

Nada faltou neste evento que contou com milhares de visitantes nos dois dias, transformando o Centro Histórico, nomeadamente as ruas Serpa Pinto e Guilherme de Azevedo, num ambiente mágico e em verdadeiras galerias de arte ao ar livre.

Três estátuas premiadas internacionalmente puderem também ser apreciadas pelos transeuntes como “A Varina” – Helena Reis; “D. Afonso Henriques” – Carlos Ferreira e “Cabaret” pela Companhia Strapafourd – Cátia Ferreira e Vítor Hugo.

A animar estiveram também os Human’Arte com malabares de fogo, o Trio de Forró, “Deambulando” – Mr. Fortez TrioPlus, no dia 10 e a Orquestra Improvável, no dia 11.

info,

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS