O Destacamento de Ação Fiscal de Lisboa da GNR apreendeu 89.980 cigarros, na sexta-feira, 15 de Maio, numa operação de fiscalização na Autoestrada 1, na zona de Santarém, estimando que a sua comercialização causaria um prejuízo de 17.000 euros ao Estado.

Em comunicado divulgado, a Guarda Nacional Republicana afirma que os cigarros apreendidos, de diversas marcas, eram transportados em dois veículos, não ostentando a estampilha fiscal exigida para a sua comercialização em território nacional.

Os dois condutores não tinham na sua posse qualquer documentação comercial e aduaneira comprovativa do pagamento do Imposto Especial Sobre o Consumo do Tabaco (IT) e do IVA, afirma a nota.

“Caso tivesse sido introduzido no consumo através dos circuitos comerciais marginais, o tabaco apreendido teria causado um prejuízo ao Estado, em sede de IT e de IVA, num valor aproximado de 17.000 euros”, acrescenta.

Os militares identificaram as duas pessoas e foram elaborados dois autos de contra-ordenação aduaneira por introdução irregular no consumo.

A apreensão decorreu durante uma fiscalização e controlo de circulação de mercadorias, realizada no âmbito da operação “Transição Segura”, que contou com reforço do Destacamento de Trânsito do Comando Territorial de Santarém.

Leia também...

Correio do Ribatejo oferece bilhetes para jogo inaugural do UDS nos Campeonatos Nacionais

O Correio do Ribatejo oferece dez ingressos para o jogo de estreia da União Desportiva de Santarém nos Campeonatos Nacionais, que se disputa no…

Cartaxo com orçamento de 19,6 milhões em 2019 e aposta na requalificação urbana

O orçamento da Câmara do Cartaxo para 2019, no valor de 19,6 milhões de euros, representa um crescimento de um milhão de euros em…

Camião tombado interrompe circulação na EN 365 e provoca um ferido

Um veículo pesado de mercadorias de transporte de produtos congelados tombou ao início da tarde desta quarta-feira, 13 de Novembro, na Estrada Nacional (EN)…

A minha foto no Correio do Ribatejo

A partir da edição desta semana, iremos publicar na edição impressa fotos e ligações, subordinadas a um tema mensal que podes publicar no teu…