O Destacamento de Ação Fiscal de Lisboa da GNR apreendeu 89.980 cigarros, na sexta-feira, 15 de Maio, numa operação de fiscalização na Autoestrada 1, na zona de Santarém, estimando que a sua comercialização causaria um prejuízo de 17.000 euros ao Estado.

Em comunicado divulgado, a Guarda Nacional Republicana afirma que os cigarros apreendidos, de diversas marcas, eram transportados em dois veículos, não ostentando a estampilha fiscal exigida para a sua comercialização em território nacional.

Os dois condutores não tinham na sua posse qualquer documentação comercial e aduaneira comprovativa do pagamento do Imposto Especial Sobre o Consumo do Tabaco (IT) e do IVA, afirma a nota.

“Caso tivesse sido introduzido no consumo através dos circuitos comerciais marginais, o tabaco apreendido teria causado um prejuízo ao Estado, em sede de IT e de IVA, num valor aproximado de 17.000 euros”, acrescenta.

Os militares identificaram as duas pessoas e foram elaborados dois autos de contra-ordenação aduaneira por introdução irregular no consumo.

A apreensão decorreu durante uma fiscalização e controlo de circulação de mercadorias, realizada no âmbito da operação “Transição Segura”, que contou com reforço do Destacamento de Trânsito do Comando Territorial de Santarém.

Leia também...

Silvex encerrada para descontaminação após trabalhador dar positivo ao Covid-19

A empresa de plásticos Silvex está hoje a fazer uma descontaminação total…

Granada de morteiro encontrada na cidade de Santarém estava desactivada

A PSP detectou na quinta-feira, 17 de Outubro, ao final da tarde…

Maria Martins conquista bronze no mundial e volta a fazer história no ciclismo feminino nacional

A ribatejana Maria Martins continua a fazer história no ciclismo português, ao…

Chuva forte e persistente coloca distrito de Santarém sob aviso amarelo

O distrito de Santarém vai estar esta terça e quarta-feira sob aviso…