O Destacamento de Ação Fiscal de Lisboa da GNR apreendeu 89.980 cigarros, na sexta-feira, 15 de Maio, numa operação de fiscalização na Autoestrada 1, na zona de Santarém, estimando que a sua comercialização causaria um prejuízo de 17.000 euros ao Estado.

Em comunicado divulgado, a Guarda Nacional Republicana afirma que os cigarros apreendidos, de diversas marcas, eram transportados em dois veículos, não ostentando a estampilha fiscal exigida para a sua comercialização em território nacional.

Os dois condutores não tinham na sua posse qualquer documentação comercial e aduaneira comprovativa do pagamento do Imposto Especial Sobre o Consumo do Tabaco (IT) e do IVA, afirma a nota.

“Caso tivesse sido introduzido no consumo através dos circuitos comerciais marginais, o tabaco apreendido teria causado um prejuízo ao Estado, em sede de IT e de IVA, num valor aproximado de 17.000 euros”, acrescenta.

Os militares identificaram as duas pessoas e foram elaborados dois autos de contra-ordenação aduaneira por introdução irregular no consumo.

A apreensão decorreu durante uma fiscalização e controlo de circulação de mercadorias, realizada no âmbito da operação “Transição Segura”, que contou com reforço do Destacamento de Trânsito do Comando Territorial de Santarém.

Leia também...

Lançado concurso para estabilização de talude da estrada regional 249-3

O concurso público para a empreitada de estabilização do talude da ER349-3 em Tomar, onde ocorreu um deslizamento superficial no limite da berma direita,…

GNR apreende material associado ao cultivo de cannabis no Cartaxo

Os militares do Posto Territorial do Cartaxo apreenderam, no dia 16 de Agosto, material destinado à construção de uma estufa de cannabis, no concelho…

Estrada que liga Vila Franca de Xira ao Porto Alto é a segunda mais perigosa do país

 A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) identificou 60 pontos negros nas estradas portuguesas em 2018, mais 10 do que em 2017, sendo o…

Deputado António Filipe recebe medalha da Defesa Nacional

O Governo vai distinguir na próxima sexta-feira, 11 de Outubro, António Filipe, deputado eleito do PCP pelo círculo eleitoral de Santarém, com a medalha…