O Destacamento de Ação Fiscal de Lisboa da GNR apreendeu 89.980 cigarros, na sexta-feira, 15 de Maio, numa operação de fiscalização na Autoestrada 1, na zona de Santarém, estimando que a sua comercialização causaria um prejuízo de 17.000 euros ao Estado.

Em comunicado divulgado, a Guarda Nacional Republicana afirma que os cigarros apreendidos, de diversas marcas, eram transportados em dois veículos, não ostentando a estampilha fiscal exigida para a sua comercialização em território nacional.

Os dois condutores não tinham na sua posse qualquer documentação comercial e aduaneira comprovativa do pagamento do Imposto Especial Sobre o Consumo do Tabaco (IT) e do IVA, afirma a nota.

“Caso tivesse sido introduzido no consumo através dos circuitos comerciais marginais, o tabaco apreendido teria causado um prejuízo ao Estado, em sede de IT e de IVA, num valor aproximado de 17.000 euros”, acrescenta.

Os militares identificaram as duas pessoas e foram elaborados dois autos de contra-ordenação aduaneira por introdução irregular no consumo.

A apreensão decorreu durante uma fiscalização e controlo de circulação de mercadorias, realizada no âmbito da operação “Transição Segura”, que contou com reforço do Destacamento de Trânsito do Comando Territorial de Santarém.

Leia também...

Unidade de Hospitalização Domiciliária do HDS já tratou 128 doentes em casa

A Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) está em crescimento em número de doentes e em área geográfica, desde a sua criação em Junho de…

Obras no mercado municipal de Alpiarça arrancam esta segunda-feira

O município de Alpiarça anunciou que as obras de requalificação e adaptação do Mercado Municipal da vila arrancam esta segunda-feira, 17 de Junho. Num…

Árvore tomba em frente às instalações da Santa Casa de Santarém

Um árvore médio porte tombou na entrada de acesso aos serviços da Santa Casa da Misericórdia na tarde desta segunda-feira, 17 de Junho, em…

Atleta de Almeirim pedalou 10 mil quilómetros até ao Nepal e reuniu 11 mil euros para causas socais

Pedro Bento atravessou 14 países em 71 dias e recolheu donativos para apoiar várias instituições. O atleta Pedro Bento percorreu, de bicicleta, perto de…