O Destacamento de Ação Fiscal de Lisboa da GNR apreendeu 89.980 cigarros, na sexta-feira, 15 de Maio, numa operação de fiscalização na Autoestrada 1, na zona de Santarém, estimando que a sua comercialização causaria um prejuízo de 17.000 euros ao Estado.

Em comunicado divulgado, a Guarda Nacional Republicana afirma que os cigarros apreendidos, de diversas marcas, eram transportados em dois veículos, não ostentando a estampilha fiscal exigida para a sua comercialização em território nacional.

Os dois condutores não tinham na sua posse qualquer documentação comercial e aduaneira comprovativa do pagamento do Imposto Especial Sobre o Consumo do Tabaco (IT) e do IVA, afirma a nota.

“Caso tivesse sido introduzido no consumo através dos circuitos comerciais marginais, o tabaco apreendido teria causado um prejuízo ao Estado, em sede de IT e de IVA, num valor aproximado de 17.000 euros”, acrescenta.

Os militares identificaram as duas pessoas e foram elaborados dois autos de contra-ordenação aduaneira por introdução irregular no consumo.

A apreensão decorreu durante uma fiscalização e controlo de circulação de mercadorias, realizada no âmbito da operação “Transição Segura”, que contou com reforço do Destacamento de Trânsito do Comando Territorial de Santarém.

Leia também...

Cemitérios de Almeirim reabrem sexta-feira com restrições

Os cemitérios do concelho de Almeirim, fechados desde 20 de Março na sequência da declaração do estado de emergência devido à covid-19, vão reabrir…

Padre de Ourém quer levantamento da suspensão das missas comunitárias

Um padre da Diocese de Leiria-Fátima defendeu que os bispos devem levantar a suspensão das missas comunitárias, uma medida tomada devido à covid-19, que…

VÍDEO | Governo apresenta Agenda para a Inovação na Agricultura na Agroglobal

A Agroglobal, certame que se realiza no Mouchão do Esfola Vacas, na freguesia de Valada, concelho do Cartaxo, foi esta sexta-feira, 11 de Setembro,…

Celestes de Santa Clara e Arrepiados de Santarém finalistas do distrito às 7 Maravilhas Doces de Portugal

Os Celestes de Santa Clara e os Arrepiados de Santarém estão entre os 140 Doces Finalistas Distritais às 7 Maravilhas Doces de Portugal, num…