O Destacamento de Ação Fiscal de Lisboa da GNR apreendeu 89.980 cigarros, na sexta-feira, 15 de Maio, numa operação de fiscalização na Autoestrada 1, na zona de Santarém, estimando que a sua comercialização causaria um prejuízo de 17.000 euros ao Estado.

Em comunicado divulgado, a Guarda Nacional Republicana afirma que os cigarros apreendidos, de diversas marcas, eram transportados em dois veículos, não ostentando a estampilha fiscal exigida para a sua comercialização em território nacional.

Os dois condutores não tinham na sua posse qualquer documentação comercial e aduaneira comprovativa do pagamento do Imposto Especial Sobre o Consumo do Tabaco (IT) e do IVA, afirma a nota.

“Caso tivesse sido introduzido no consumo através dos circuitos comerciais marginais, o tabaco apreendido teria causado um prejuízo ao Estado, em sede de IT e de IVA, num valor aproximado de 17.000 euros”, acrescenta.

Os militares identificaram as duas pessoas e foram elaborados dois autos de contra-ordenação aduaneira por introdução irregular no consumo.

A apreensão decorreu durante uma fiscalização e controlo de circulação de mercadorias, realizada no âmbito da operação “Transição Segura”, que contou com reforço do Destacamento de Trânsito do Comando Territorial de Santarém.

Leia também...

Prisão preventiva para suspeito de roubos detido em Torres Novas

O Tribunal de Instrução Criminal de Santarém decretou a prisão preventiva para um homem de 24 anos detido na quarta-feira, em Torres Novas, por…

Torres Novas com excelentes resultados em Operação Floresta Protegida 2018

O Presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, Pedro Ferreira, o Serviço Municipal de Protecção Civil e a Guarda Nacional Republicana (GNR) reuniram-se esta…

Primeira unidade de luxo para dependências de Portugal vai ser instalada em Casével

A Câmara de Santarém, através da Via Expresso Investidor, vai apoiar a empresa Vanguard Sphere, Lda a criar uma unidade de luxo para dependências,…

Rio diz que “falta vontade política” para concluir investimento em acessibilidades na Chamusca

O líder do PSD, Rui Rio, disse hoje na Chamusca que “falta vontade política” para construir as acessibilidades prometidas ao Eco Parque do Relvão,…