A GNR conta, esta terça-feira, com 110 militares de várias valências no encerramento da peregrinação internacional de Agosto ao Santuário de Fátima, cujo espaço aéreo está interditado a voos não autorizados de ‘drones’, anunciado ontem.

“Temos um dispositivo reforçado desde o dia 10 até ao dia 18, sendo que o enfoque é dia 13, o ponto alto das celebrações, onde vamos ter 110 militares empenhados, de várias valências da Guarda Nacional Republicana (GNR)”, disse à agência Lusa o major Cláudio Lopes, oficial de Comunicação e Relações Públicas do Comando Territorial de Santarém.

Segundo o major, as principais preocupações da GNR são “a garantia da segurança rodoviária e da fluidez de trânsito nos acessos à cidade, e a segurança das celebrações no santuário, que envolvem uma grande concentração de pessoas”.

Este responsável salientou o facto de o espaço aéreo estar interditado temporariamente, para prevenir voos não autorizados de ‘drones’.

Em comunicado, a GNR adianta que a operação policial “Migrante 2024” visa “garantir a segurança e tranquilidade pública, o controlo do tráfego rodoviário e a prevenção criminal, tanto no Santuário de Fátima, como nas áreas envolventes”.

Além da interdição temporária do espaço aéreo, a GNR “intensifica as ações de patrulhamento nas principais vias de acesso à cidade de Fátima” e reforça o “policiamento no santuário e zonas envolventes”.

Aos peregrinos, a GNR aconselha a que cheguem atempadamente, para evitar filas prolongadas e memorizem o local onde fica a viatura ou o autocarro, sendo que os bens não devem ficar à vista nos veículos.

A GNR pede para que as pessoas transportem sempre os documentos pessoais consigo e que evitem levar a carteira ou o telemóvel no bolso de trás ou na mochila, guardando-os “num bolso da frente ou numa bolsa com fecho que esteja sempre em contacto com o corpo”.

Ter sempre o telemóvel com bateria e o contacto de outros elementos do grupo, não perder de vista idosos e crianças, e manter-se hidratado estão entre as recomendações da GNR.

“Logo após o fim das cerimónias, a saída deve ser calma e gradual”, sugere ainda a GNR.

As celebrações da peregrinação internacional de Agosto ao Santuário de Fátima começaram ontem pelas 21h30, com a recitação do terço, na Capelinha das Aparições, seguindo-se a procissão das velas e a celebração da palavra, no recinto de oração.

Hoje, as cerimónias religiosas iniciaram com a procissão eucarística no recinto, às 07h00 e, duas horas depois, o terço, na Capelinha.

A missa, com a bênção dos doentes e a procissão do adeus, encerra a peregrinação, que também é conhecida como peregrinação dos emigrantes.

Esta peregrinação integra a peregrinação nacional do migrante e do refugiado, no âmbito da 52.ª Semana Nacional das Migrações.

Até às 12h00 de hoje, anunciaram-se nos serviços do santuário 23 grupos de peregrinos, 21 dos quais estrangeiros. Além de peregrinos de vários países europeus, contam-se ainda de África e da Ásia.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…