A GNR de Coruche apreendeu 28.900 euros em notas falsas, durante uma acção em que foram apreendidos também 3.300 quilos de pinhões, com um valor aproximado de 34 mil euros.

Segundo nota divulgada pelo Comando Territorial de Santarém, a acção decorreu no dia 6 de Fevereiro, após “uma série de diligências” policiais levadas a cabo na sequência de diversas ocorrências de furto de pinhas.

Dentro de uma viatura, que também foi apreendida, as autoridades encontraram “28.900 euros falsos, nomeadamente 39 notas de 500 euros e 47 notas de 200 euros, todas contrafeitas, que se presume estarem relacionadas com crimes de roubo e com um esquema de burla conhecido por ‘Dólares Negros’, refere a nota.

O Comando Territorial de Santarém explica que “este método [de burla] consiste em convencer as vítimas da possibilidade de multiplicar dinheiro de forma fácil”, através de um reagente químico.

“Os burlões efectuam uma demonstração de como é possível, através de uma nota de 50 euros verdadeira, produzir outras, apenas utilizando uma solução química, ou seja, colocam a nota verdadeira sobre um papel negro, papel este que se trata também de uma nota verdadeira impregnada com tintura de iodo, a qual em contacto com o líquido, se transformava, quase que por magia, numa nota real de 50 euros, enganando assim a vítima”, explica a nota.

A outra parte da burla, acrescenta a GNR, “é colocar essa nota num envelope, em que esta se multiplica, isto é, com uma nota de 50 euros, a vítima passaria a ter três notas desse valor”.

Leia também...

Dois jovens identificados por posse de droga em autocarro escolar

Dois jovens de 17 e 19 anos foram identificados pela GNR por posse de estupefacientes no interior de um autocarro, no dia 22 de…

Mulher detida por violência doméstica agredia e ameaçava companheiro de morte

A GNR deteve uma mulher com 30 anos, pelo crime de violência doméstica, no dia 18 de Fevereiro, no concelho de Vila Nova da…

Detectados 121 casos de covid-19 em 346 trabalhadores testados na Sonae na Azambuja

Perto de 350 trabalhadores da Sonae, na Azambuja, já fizeram o teste à covid-19 e 121 testaram positivos, estando uma pessoa internada. “Até à…

Autarca de Abrantes “expectante” em reconversão da central termoeléctrica do Pego

O presidente da Câmara de Abrantes disse estar “expectante na conversão da central termoeléctrica do Pego em central a biomassa”, na sequência do anúncio…