A GNR volta a intensificar a partir de hoje o patrulhamento nas estradas e desenvolver acções de fiscalização e sensibilização junto da população para garantir o cumprimento das normas do estado de emergência devido à covid-19.

Em comunicado, a Guarda Nacional Republicana refere que operação “Fique em Casa II” vai realizar-se em todo o país até segunda-feira e vão estar empenhadas as várias valências da corporação.

Segundo a GNR, o esforço orientado desta operação passa pela verificação do cumprimento do confinamento obrigatório e o apoio aos mais vulneráveis e desfavorecidos no âmbito do estado de emergência que na quinta-feira foi prolongado até ao dia 2 de maio.

Nesse sentido, esta força de segurança vai continuar a promover o programa “65 Longe+Perto”, que passa pelo contacto com a população mais idosa, sobretudo a que vive sozinha e isolada, para prestar esclarecimentos sobre as regras específicas decretadas pelo estado de emergência e procurar sinalizar situações de idosos que devido ao maior isolamento social necessitem de uma abordagem psicológica.

De acordo com a GNR, em caso de necessidade vão ser disponibilizados psicólogos do Centro Clínico da Guarda Nacional Republicana, numa segunda linha de apoio.

“Além da sensibilização para a limitação da circulação na via pública, a Guarda irá garantir o cumprimento das demais normas previstas na lei, zelando para que a população se abstenha de deslocações desnecessárias, as quais poderão potenciar a propagação da epidemia covid-19”, frisa aquela força de segurança.

A GNR relembra que se deve manter o distanciamento social, zelar pelo cumprimento das regras de etiqueta respiratória e lavar bem, frequentemente e demoradamente as mãos com água e sabão (ou solução de base alcoólica), bem como evitar sair de casa, excepto para situações excepcionais.

 Segundo os últimos dados da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia, Portugal regista 657 mortos associados à covid-19 em 19.022 casos confirmados de infecção.

 O decreto presidencial que prolonga até 2 de maio o estado de emergência iniciado em 19 de Março prevê a possibilidade de uma “abertura gradual, faseada ou alternada de serviços, empresas ou estabelecimentos comerciais”.

Leia também...

Principal arguido no caso Tancos entregou munições e granadas à PJ

O principal arguido no caso do furto das armas de Tancos, João Paulino, entregou à Polícia Judiciária as munições e as granadas que faltavam…

Deduzida acusação contra professora de Abrantes suspeita de matar marido

O Ministério Público deduziu acusação contra uma professora de Abrantes suspeita de homicídio qualificado pela morte do marido, também professor, ocorrida em Agosto último,…

Acidente na A1 provoca quatro feridos

Uma colisão entre duas viaturas ligeiras de passageiros provocou quatro feridos ligeiros na manhã desta quinta-feira, 17 de Outubro, na Autoestrada do Norte (A1),…

Instalação de pórtico fecha Ponte Rainha D. Amélia

O trânsito na Ponte Rainha D. Amélia será interrompido na próxima quinta-feira, dia 17 de Janeiro, previsivelmente entre as 8h e as 13h, para…