A Guarda Nacional Republicana (GNR) vai aumentar o patrulhamento nas explorações agrícolas em todo o país, entre 15 de Novembro e 31 de Janeiro, para prevenir a criminalidade, acidentes com tractores e tráfico de seres humanos.

Em comunicado, a GNR indica que durante a operação ‘Campo Seguro’, os agentes vão providenciar às comunidades rurais, principalmente aos agricultores, acções de sensibilização e informação de modo a adoptarem medidas de prevenção e protecção contra furtos, “especialmente de produtos agrícolas, como a castanha e a azeitona, mas também de cobre e outros metais não preciosos”.

Segundo esta força policial, devido ao número de acidentes com vítimas mortais que envolvem veículos agrícolas, os militares vão também tentar consciencializar os condutores dos tractores e das máquinas agrícolas das regras de segurança que devem adoptar quando estão a utilizar os veículos, “dando primazia ao contacto pessoal”.

A GNR vai ainda desenvolver acções de policiamento de proximidade e de fiscalização para garantir a segurança das várias campanhas agrícolas que irão decorrer, disponibilizando militares de “diferentes valências policiais, nomeadamente, dos Comandos Territoriais, do Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente, da Investigação Criminal e da Unidade de Ação Fiscal, existindo ainda um reforço do patrulhamento a cavalo”.

No comunicado é referido que para combater a criminalidade transfronteiriça, as acções de fiscalização vão ser feitas em conjunto com a Guardia Civil de Espanha.

Leia também...

Lar da Misericórdia de Pernes é o principal surto de Santarém com 57 infectados

O Lar da Santa Casa da Misericórdia de Pernes, Santarém, tem 57…
Foto ilustrativa

Fogo de Mação sem frentes activas

O incêndio no concelho de Mação estava sem frentes activas às 23h45…
Foto de Arquivo

Dois feridos graves em colisão de duas viaturas na EN 365

Duas pessoas ficaram feridas com gravidade, e outra sofreu ferimentos ligeiros, esta…

Menos de 5% dos 400 trabalhadores da DHL da Azambuja testaram positivo

A empresa DHL Supply Chain, localizada na plataforma logística de Azambuja, no…