O Comando Territorial de Santarém da GNR lançou esta terça-feira, 21 de Janeiro, um alerta sobre burlas de falsos funcionários da Segurança Social a idoso que vivem em zonas isoladas.

Em comunicado, a GNR esclarece que o principal alvo dos burlões são “idosos, que vivem em zonas isoladas, são o principal alvo deste tipo de burla”. Os suspeitos fazem passar-se por funcionários da Segurança Social, com o objectivo de furtar ou roubar as poupanças de uma vida.

A Guarda refere que a população deve “desconfiar de quem bate à porta para um cobrança da Segurança Social e deve entrar em contacto com as autoridades” pois os funcionários daquele organismo do estado “não se dirigem a casa dos cidadãos para solicitar ou cobrar qualquer valor monetário ou outro valor pessoal”.

Segundo aquela força policial, os métodos utilizados pelos burlões “passam por, de forma credível, bater à porta das vítimas, fazendo crer que existe uma dívida ou uma multa a ser cobrada ou, noutras situações mais ousadas, a dar conta de prémios que dependem do número de série de notas guardadas no interior da habitação levando, em ambos os casos, as vítimas a expor o dinheiro que têm em casa”.

A GNR apela ainda à partilha da informação transmitida para “ajudar a proteger de burlas e fraudes aqueles que são mais vulneráveis”.

Leia também...

Obra no mercado “derrapa” 350 mil euros

A empreitada de requalificação do Mercado Municipal de Santarém vai ter um custo acrescido de 350 mil euros e vai demorar mais cerca de…

11 pessoas detidas pela PSP na última semana

11 pessoas foram detidas no distrito de Santarém pela PSP, entre 30 de Setembro e 6 de Outubro, na sua maioria por condução sob…

“Santarém Cultura”, projecto cultural para o concelho, já está em desenvolvimento

A Câmara Municipal de Santarém lançou um concurso público para desenvolvimento de um projecto cultural para o concelho, que denominou de “Santarém Cultura”, o…

70% do incêndio no concelho de Mação em fase de rescaldo

O fogo rural que deflagrou no sábado, 20 de Julho, em Vila de Rei já está “em resolução” neste município, estando também “em rescaldo”…