O Comando Territorial de Santarém da GNR lançou esta terça-feira, 21 de Janeiro, um alerta sobre burlas de falsos funcionários da Segurança Social a idoso que vivem em zonas isoladas.

Em comunicado, a GNR esclarece que o principal alvo dos burlões são “idosos, que vivem em zonas isoladas, são o principal alvo deste tipo de burla”. Os suspeitos fazem passar-se por funcionários da Segurança Social, com o objectivo de furtar ou roubar as poupanças de uma vida.

A Guarda refere que a população deve “desconfiar de quem bate à porta para um cobrança da Segurança Social e deve entrar em contacto com as autoridades” pois os funcionários daquele organismo do estado “não se dirigem a casa dos cidadãos para solicitar ou cobrar qualquer valor monetário ou outro valor pessoal”.

Segundo aquela força policial, os métodos utilizados pelos burlões “passam por, de forma credível, bater à porta das vítimas, fazendo crer que existe uma dívida ou uma multa a ser cobrada ou, noutras situações mais ousadas, a dar conta de prémios que dependem do número de série de notas guardadas no interior da habitação levando, em ambos os casos, as vítimas a expor o dinheiro que têm em casa”.

A GNR apela ainda à partilha da informação transmitida para “ajudar a proteger de burlas e fraudes aqueles que são mais vulneráveis”.

Leia também...

Chaimites “BULA” em Santarém

Três chaimites tipo “Bula”, modelos conduzidos pela Coluna de Salgueiro Maia de Santarém para Lisboa, na noite de 24 de Abril de 1974, podem…

VÍDEO | USF de Almeirim explica regras e procedimentos a tomar pelos utentes

A Unidade de Saúde Familiar (USF) de Almeirim lançou recentemente um vídeo explicativo sobre a regras e normas a tomar por parte dos utentes…

Operação “Viajar sem pressas” da GNR fiscaliza velocidade na estrada

A Guarda Nacional Republicana (GNR) vai intensificar a partir desta terça-feira, 10 de Março, e até segunda-feira, 16 de Março, a fiscalização rodoviária no…

“Esta Casa tem uma alma própria de um espaço vivido”

José Relvas ficou para a História de Portugal como o rosto que, da varanda dos Paços do Concelho, em Lisboa, proclamou a República no…