A GNR vai realizar, durante a peregrinação de 12 e 13 de Outubro, uma operação policial em Fátima para garantir a segurança, controlo do tráfego rodoviário e cumprimento das normas sanitárias devido à covid-19.

Em comunicado, a Guarda Nacional Republicana precisa que a operação policial, que se realiza entre domingo e terça-feira, vai decorrer no santuário de Fátima e zona envolvente “de modo a garantir a segurança e tranquilidade públicas, o controlo do tráfego rodoviário e o cumprimento das normas sanitárias aplicáveis às celebrações da Peregrinação Internacional Aniversária de 12 e 13 de Outubro”.

Aquela força de segurança sublinha que as celebrações vão decorrer de acordo com as regras estabelecidas no âmbito da situação de contingência e as orientações da Direção-Geral da Saúde, tendo em conta as medidas adicionais ao plano de contingência do Santuário de Fátima.

Nesse sentido e ao abrigo das normas em vigor e para garantir um fluxo controlado de peregrinos, a GNR dá conta que o acesso aos parques de estacionamento em Fátima estará fortemente condicionado à lotação máxima no interior do recinto, estão proibidas as concentrações e aglomerações de pessoas no seu exterior.

A Guarda Nacional Republicana apela ainda à consciência dos cidadãos para a importância do cumprimento das regras e das indicações das autoridades.

Numa mensagem em vídeo transmitida pelo Santuário de Fátima, no ‘site’ e na rede social Facebook, o cardeal António Marto apelou para a responsabilidade cívica dos participantes na peregrinação, cujo acesso estará limitado a cerca de seis mil pessoas devido à pandemia.

O Santuário de Fátima estima a presença de seis mil pessoas no recinto durante a peregrinação de 12 e 13 de Outubro, estando prevista a colocação de círculos no chão, que reforçará a distância entre as pessoas.

Numa nota de imprensa divulgada na semana passada, o Santuário de Fátima informa que, “de acordo com os planos efectuados”, estima-se a “presença de cerca de seis mil pessoas no recinto, numa área útil de 48 mil metros quadrados [m2], o que equivale a uma média de 8 m2 por pessoa”.

No dia 13 de Setembro o acesso ao Santuário de Fátima foi bloqueado quando o local atingiu a lotação máxima permitida no contexto da pandemia da covid-19.

As celebrações com a presença de peregrinos desde o início da pandemia foram retomadas no Santuário de Fátima em 30 de Maio e a primeira peregrinação internacional com fiéis realizou-se em 12 e 13 de Junho.

Leia também...

Jovem de 16 anos em estado grave após colhida nas Festas de S. José

Um jovem de 16 anos, residente no Vale de Santarém, ficou ferido com gravidade na sequência de uma colhida de um touro no recinto…

O que é a fase de mitigação? Saiba aqui

A Direção-Geral da Saúde (DGS) determinou a preparação de todo o sistema de saúde para a fase de mitigação da pandemia da covid-19 ao…

Depressão Miguel traz vento e chuva forte esta quinta-feira

Portugal continental vai ser afectado por uma superfície frontal fria de actividade moderada a forte a partir desta quinta-feira, 6 de Junho, na sequência…

Lançado concurso para primeiros estudos de viabilidade de projecto de regadio para o Tejo

A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural lançou um concurso de 400 mil euros para os primeiros estudos de viabilidade de um projecto de…