GNR na peregrinação de Outubro em Fátima para garantir normas sanitárias


A GNR vai realizar, durante a peregrinação de 12 e 13 de Outubro, uma operação policial em Fátima para garantir a segurança, controlo do tráfego rodoviário e cumprimento das normas sanitárias devido à covid-19.

Em comunicado, a Guarda Nacional Republicana precisa que a operação policial, que se realiza entre domingo e terça-feira, vai decorrer no santuário de Fátima e zona envolvente “de modo a garantir a segurança e tranquilidade públicas, o controlo do tráfego rodoviário e o cumprimento das normas sanitárias aplicáveis às celebrações da Peregrinação Internacional Aniversária de 12 e 13 de Outubro”.

Aquela força de segurança sublinha que as celebrações vão decorrer de acordo com as regras estabelecidas no âmbito da situação de contingência e as orientações da Direção-Geral da Saúde, tendo em conta as medidas adicionais ao plano de contingência do Santuário de Fátima.

PUBLICIDADE

Nesse sentido e ao abrigo das normas em vigor e para garantir um fluxo controlado de peregrinos, a GNR dá conta que o acesso aos parques de estacionamento em Fátima estará fortemente condicionado à lotação máxima no interior do recinto, estão proibidas as concentrações e aglomerações de pessoas no seu exterior.

A Guarda Nacional Republicana apela ainda à consciência dos cidadãos para a importância do cumprimento das regras e das indicações das autoridades.

Numa mensagem em vídeo transmitida pelo Santuário de Fátima, no ‘site’ e na rede social Facebook, o cardeal António Marto apelou para a responsabilidade cívica dos participantes na peregrinação, cujo acesso estará limitado a cerca de seis mil pessoas devido à pandemia.

O Santuário de Fátima estima a presença de seis mil pessoas no recinto durante a peregrinação de 12 e 13 de Outubro, estando prevista a colocação de círculos no chão, que reforçará a distância entre as pessoas.

Numa nota de imprensa divulgada na semana passada, o Santuário de Fátima informa que, “de acordo com os planos efectuados”, estima-se a “presença de cerca de seis mil pessoas no recinto, numa área útil de 48 mil metros quadrados [m2], o que equivale a uma média de 8 m2 por pessoa”.

No dia 13 de Setembro o acesso ao Santuário de Fátima foi bloqueado quando o local atingiu a lotação máxima permitida no contexto da pandemia da covid-19.

As celebrações com a presença de peregrinos desde o início da pandemia foram retomadas no Santuário de Fátima em 30 de Maio e a primeira peregrinação internacional com fiéis realizou-se em 12 e 13 de Junho.

PUBLICIDADE

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS