A GNR apelou esta sexta-feira, 11 de Outubro, aos condutores que se deslocam a Fátima no sábado e no domingo, para a peregrinação de Outubro, para adoptarem uma condução cautelosa.

Numa nota de imprensa, o Comando Territorial de Santarém apela aos condutores que nestes dias, em Fátima e nos seus acessos, “adoptem uma condução cautelosa, devido ao elevado número de peregrinos a circular na via pública, e que respeitem a sinalização e ordens dos agentes policiais”.

A GNR acredita que nesta peregrinação deverão chegar “milhares” de visitantes ao Santuário de Fátima, “pelo que serão empenhados militares de diversas valências policiais da Guarda Nacional Republicana, nomeadamente, territorial, patrulhamento a cavalo, patrulhamento ciclo, (através de equipas de Tourist Support Patrol), trânsito, investigação criminal, intervenção, binómios cinotécnicos, manutenção de ordem pública, inactivação de explosivos e operações especiais”.

Para que as celebrações decorram em segurança, a GNR irá implementar um dispositivo de segurança na cidade de Fátima, com particular atenção ao santuário e zona envolvente, mas recomenda ainda que os peregrinos cheguem atempadamente, a fim de evitar filas prolongadas.

A GNR pede ainda para não deixarem bens à vista no interior dos veículos, nem deixar documentos pessoais nos automóveis, e não transportar a carteira ou o telemóvel no bolso de trás ou na mochila.

“Evite andar com grandes quantias de dinheiro. Divida-o e distribua-o por vários locais, não leve bens de valor, nem objectos que sejam ostensivos e nunca perca de vista os idosos e crianças que o acompanham, devendo estas ter sempre um contacto de um adulto do grupo”, sugere ainda a GNR, que aconselha que os peregrinos tenham sempre o telemóvel com bateria e o contacto dos elementos do grupo com quem seguem viagem.

O arcebispo de Seul vai presidir à Peregrinação Internacional Aniversária à Cova da Iria, que evoca a última Aparição de Nossa Senhora aos Pastorinhos em 1917.

Segundo uma nota do Santuário, a presença do cardeal Andrew Yeom Soo-jung em Fátima exprime “a atenção que o Santuário tem dado ao continente asiático, de onde se tem registado um aumento anual de peregrinos, mas é, também, uma chamada de atenção para a necessidade de paz naquela zona do globo”.

A peregrinação começa no sábado com saudação inicial às 18h30, na Capelinha das Aparições; prossegue com a recitação do Rosário às 21:30, seguida da Procissão das Velas e Missa da Vigília.

No dia 13 de Outubro, domingo, a oração do terço está agendada para as 09:00, seguida da Missa Internacional, que termina com a Procissão do Adeus, no Recinto de Oração.

As principais celebrações vão ter interpretação em língua gestual portuguesa e podem ser seguidas em directo em www.fatima.pt.

Leia também...

Queimada descontrolada obrigou à intervenção dos bombeiros em Alcanhões

Uma queimada de materiais combustíveis ficou fora de controlo ao início da tarde deste sábado na localidade de Alcanhões. Vizinhos, alertados pelo intenso fumo…

Sector do Azeite em discussão no Congresso Internacional em dia de visita do Presidente do PSD

Especialistas da fileira do azeite, organizações nacionais e representantes de instituições internacionais do Brasil, Espanha, França, Grécia, Itália, entre outros, debateram ontem o sector…

Cartaxo inaugura exposição “A Vinha na Paisagem Rural”

No passado dia 18 de Maio, Dia Internacional dos Museus, o Museu Rural e do Vinho do Concelho do Cartaxo inaugurou a exposição de…

Serviço Nacional de Saúde tem hoje 17 urgências fechadas

O acesso às urgências hospitalares está hoje bastante condicionado, com 17 urgências encerradas, segundo os dados disponíveis na plataforma do Serviço Nacional de Saúde…