A Guarda Nacional Republicana (GNR) iniciou na quinta-feira, 15 de Outubro, um reforço do patrulhamento e fiscalização ao cumprimento das normas e medidas associadas à declaração da situação de calamidade por causa da pandemia de covid-19.

A GNR vai orientar os militares para o patrulhamento e visibilidade policial para os locais de maior circulação e propícios ao ajuntamento de pessoas, como as escolas, superfícies comerciais e outras áreas afectas a actividades de lazer, refere a Guarda em comunicado. A GNR relembra que a concentração de pessoas foi reduzida para um máximo de cinco.

Os militares vão também monitorizar o “cumprimento das medidas em vigor através do reforço da informação e de acções de sensibilização, não deixando de actuar com firmeza, quando necessário”.

Para além do regime contra-ordenacional em vigor, a GNR recorda ainda que a violação do confinamento obrigatório constitui crime de desobediência, assim como o não acatamento de uma ordem legítima do militar da Guarda para fazer cessar uma infracção neste âmbito.

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou na quarta-feira novas medidas para travar o aumento do número de casos de covid-19, entre as quais a situação de calamidade para todo o território nacional, que se manterá pelo menos até final do mês.

O Governo vai ainda tentar tornar, através de um projecto-lei, que o parlamento torne obrigatória em contexto laborar e escolar a aplicação StayAway Covid.

Leia também...

Jovem de 19 anos detida por tráfico de droga

Uma jovem, de 19 anos de idade, foi detida pela GNR, no…

Temperaturas superiores a 30 graus na região de Santarém a partir do fim-de-semana

As previsões meteorológicas apontam para um forte aumento da temperatura entre sexta…

União de Almeirim continua líder isolado no Campeonato Distrital 1ª Divisão

A sétima jornada do Campeonato Distrital 1ª Divisão da Associação de Futebol…

Carta Gastronómica da Lezíria do Tejo apresentada no Festival Nacional de Gastronomia em Santarém

“Podemos neste momento respirar de alívio”, afirmou Armando Fernandes responsável pela coordenação…