GNR resgata idosos da solidão (C/VÍDEO)

Por cada 100 pessoas com menos de 15 anos em Portugal existem – diz o Instituto Nacional de Estatística – 92 com 65 ou mais anos. Este é o dado mais significativo do relatório “Estimativas da População Residente” lançado recentemente.

A análise dos valores permite concluir que a pirâmide etária portuguesa dá sinais de inversão. Mas, a montante destes números, há uma outra realidade velada: estamos a envelhecer sozinhos e em profunda solidão.

Atenta a este facto, a Guarda Nacional Republicana (GNR) realiza, em todo o território nacional, a operação “Censos Sénior”, com o objectivo de sinalizar a população idosa que vive sozinha e/ou isolada. Depois, ao longo do ano, são visita regular, a única que muitos recebem.

PUBLICIDADE

A campanha realizou-se pela primeira vez em 2011, tendo sido, na altura, identificados em todo o país 15.596 idosos, número que cresceu no ano passado para 45.563.

Os militares estão ainda envolvidos em acções de sensibilização para que esta população adopte comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco de se tornarem vítimas de crimes.

A operação, levada a cabo em Outubro de 2018, registou 2.126 idosos a viverem sozinhos ou isolados no distrito de Santarém.

A Tenente Maria Cotrim, comandante de Destacamento Territorial de Santarém, destacou os objetivos e prioridades desta acção.

PUBLICIDADE

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS