A Guarda Nacional Republicana (GNR) vai intensificar o patrulhamento nas explorações agrícolas em todo o país até ao final do ano para prevenir a criminalidade, em particular os furtos, e situações de tráfico de seres humanos.

Em comunicado, a GNR adianta que durante a operação “Campo Seguro”, que começou na segunda-feira e termina a 31 de Dezembro, irá promover acções de informação e sensibilização junto das comunidades rurais, em especial os agricultores, sobre medidas de prevenção e protecção de furtos como o da cortiça, outros produtos agrícolas, cobre e outros metais não preciosos.

Na operação e tendo em conta o número de acidentes que envolvem veículos agrícolas (em 2019 foram cerca de 700), a GNR vai também realizar acções de sensibilização dirigidas aos utilizadores de tractores e máquinas agrícolas, aconselhando para o cumprimento das regras de segurança.

A GNR recomenda atenção especial à manutenção do veículo, às estruturas de protecção, à utilização de acessórios de iluminação e sinalização e à frequência de acções de formação teóricas e práticas

A guarda aconselha ainda o respeito pelos limites do tractor no que diz respeito à sobrecarga e ao transporte de passageiros “à pendura”, que é proibido, a não condução sob o efeito do álcool e a ter cuidados com a fadiga e o excesso de velocidade.

Na operação “Campo Seguro” vão participar nas acções de policiamento de proximidade e de fiscalização, militares dos Comandos Territoriais, do Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente, da Investigação Criminal e da Unidade de Ação Fiscal.

Para fazer face à criminalidade transfronteiriça, serão efectuadas acções de fiscalização em coordenação com a Guardia Civil espanhola.

Leia também...

Hospital de Santarém – Uma homenagem sentida aos ‘homens e mulheres’ da Linha da Frente

Especial 130 anos do Jornal Correio do Ribatejo O mundo mudou há…

Empresário de Santarém é o mandatário nacional da candidatura de André Ventura às presidenciais

Rui Paulo Sousa, o empresário de Santarém de 53 anos, vai ser…

Vítima mortal de violento acidente na A1 é empresário hoteleiro da zona de Lisboa

João André Pereira, com 35 anos de idade, fundador do grupo “Caseiro”…

Quatro praias fluviais do distrito de Santarém com Bandeira Azul

As praias do Carvoeiro (Mação), Agroal (Ourém), Aldeia do Mato e Fontes…