O presidente da Câmara da Golegã decidiu antecipar a aplicação do decreto que impede a circulação entre concelhos, tendo colocado, na terça-feira, 7 de Abril, sinalética nas estradas municipais indicando acesso exclusivo a moradores e pessoas em serviço indispensável ou autorizado.

José Veiga Maltez disse à Lusa que a decisão de antecipar a medida decretada pelo Governo para vigorar entre quinta-feira e o final de segunda-feira se prende com o facto de, no seu concelho, existirem 500 segundas habitações e querer evitar que os seus proprietários aí se instalem no período da Páscoa, como acontece noutros anos.

Frisando que a Golegã regista, até ao momento, apenas um caso de infecção pela covid-19, confirmado no passado dia 31 de março, e sete pessoas em vigilância activa, o autarca considera que seria uma irresponsabilidade permitir a chegada de pessoas que podem ser potenciais focos de contágio.

“Como médico e como presidente da Câmara tenho a responsabilidade de proteger a população num concelho em que 25% dos moradores têm mais de 60 anos”, declarou.

Veiga Maltez frisou que nada garante que as pessoas não iriam antecipar as deslocações sabendo que a partir de quinta-feira estariam impedidas de o fazer.

Sublinhando que não colocou barreiras nem interferiu com as estradas nacionais, o autarca afirmou que apenas colocou, em todas as estradas municipais, uma placa amarela com um sinal de circulação proibida e a frase “Excepto moradores e serviços indispensáveis ou autorizados”.

O concelho da Golegã tem 5.375 residentes (2018).

Leia também...

Hospital de Santarém – Uma homenagem sentida aos ‘homens e mulheres’ da Linha da Frente

Especial 130 anos do Jornal Correio do Ribatejo O mundo mudou há…

Empresário de Santarém é o mandatário nacional da candidatura de André Ventura às presidenciais

Rui Paulo Sousa, o empresário de Santarém de 53 anos, vai ser…

Vítima mortal de violento acidente na A1 é empresário hoteleiro da zona de Lisboa

João André Pereira, com 35 anos de idade, fundador do grupo “Caseiro”…

Quatro praias fluviais do distrito de Santarém com Bandeira Azul

As praias do Carvoeiro (Mação), Agroal (Ourém), Aldeia do Mato e Fontes…