A 47ª Edição da Feira Nacional do Cavalo decorreu entre os dias 3 e 12 de Novembro, com a Golegã a tornar-se o maior palco mundial do cavalo, com especial destaque para o cavalo lusitano, tendo o certame sido inaugurado por Sua Excelência o Senhor Presidente da República, Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa.
Este é um evento que consolida a tradição, mas que acompanha a evolução dos tempos, inovando, organizando e comunicando melhor. No seguimento de todo o trabalho de renovação da imagem e melhoria da comunicação iniciados em 2022, foi este ano implementada a transmissão streaming dos eventos e competições que decorreram no Largo do Arneiro e no Hippos – Centro de Alto Rendimento de Desportos Equestres, medida implementada com o apoio e envolvimento da Entidade Regional de Turismo do Alentejo Ribatejo. Esta inovação permitiu levar a todo o país e a todo o Mundo a FNC.
Foram implementados controlos veterinários aleatórios, com forte participação e envolvimento da equipa veterinária da FNC, num trabalho que permite melhorar a imagem da FNC e garantir que todos animais participantes no evento estão em excelente estado de saúde e condição física.
As casas agrícolas foram convidadas a estarem representadas com os seus campinos, exaltando um dos maiores símbolos vivos do Ribatejo, tendo sido homenageado o campino goleganense Cesário Pedro.
Como reconhecimento dos excelentes resultados desportivos e profissionais alcançados a nível internacional, foi distinguido pela FNC e pelo Município da Golegã o cavaleiro goleganense Marco Boavista. Foi instituído também o Prémio Carreira Carlos Relvas, com o intuito de distinguir o cavaleiro tauromáquico com mais anos de alternativa e, assim, enfatizar a ligação ímpar do cavalo lusitano à arte do toureio, conseguindo ter o Picadeiro Central repleto de cavaleiros tauromáquicos trajados à portuguesa como há muitas décadas não se via, tendo este ano sido homenageado o cavaleiro tauromáquico D. Francisco de Mascarenhas, com 78 anos de alternativa.
A organização destaca um aumento considerável dos cavaleiros e amazonas e das atrelagens presentes, com novo record a ser alcançado, com a participação de 2240 cavalos e 310 atrelagens, tendo-se verificado um acréscimo de carros clássicos e réplicas de 2022 para 2023 de 81%, o que contribui para um aumento da segurança e para uma melhoria da imagem da manga e do evento.
Estiveram presentes mais de 500 conjuntos em 3 dias nos saltos de obstáculos, com a presença de vários cavaleiros internacionais. No ensino, foi batido o record de participantes, tendo sido atingida pela primeira vez a marca dos 100 cavaleiros em prova, com duas pistas a funcionar em simultâneo. No raid internacional de endurance participaram cavaleiros de 8 nacionalidades diferentes.
Foi aberto o caminho à participação de criadores de cavalo lusitano de outros países, com a presença, este ano, de uma coudelaria mexicana que brindou a festa com a sua participação, medida extremamente importante para a promoção e incentivo ao comércio e exportação do sector, estando em vista no futuro a expansão da FNC e um aumento do número de criadores e coudelarias presentes. Foram ainda estabelecidos diversos contactos e ligações com as entidades oficiais nacionais e estrangeiras, tendo sido realizada uma visita da Senhora Ministra da Agricultura, bem como do Senhor Embaixador do México em Portugal.
A próxima edição da Feira Nacional do Cavalo decorrerá entre os dias 01 e 11 de Novembro de 2024.