A 47ª Edição da Feira Nacional do Cavalo decorreu entre os dias 3 e 12 de Novembro, com a Golegã a tornar-se o maior palco mundial do cavalo, com especial destaque para o cavalo lusitano, tendo o certame sido inaugurado por Sua Excelência o Senhor Presidente da República, Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa.

Este é um evento que consolida a tradição, mas que acompanha a evolução dos tempos, inovando, organizando e comunicando melhor. No seguimento de todo o trabalho de renovação da imagem e melhoria da comunicação iniciados em 2022, foi este ano implementada a transmissão streaming dos eventos e competições que decorreram no Largo do Arneiro e no Hippos – Centro de Alto Rendimento de Desportos Equestres, medida implementada com o apoio e envolvimento da Entidade Regional de Turismo do Alentejo Ribatejo. Esta inovação permitiu levar a todo o país e a todo o Mundo a FNC.

Foram implementados controlos veterinários aleatórios, com forte participação e envolvimento da equipa veterinária da FNC, num trabalho que permite melhorar a imagem da FNC e garantir que todos animais participantes no evento estão em excelente estado de saúde e condição física.

As casas agrícolas foram convidadas a estarem representadas com os seus campinos, exaltando um dos maiores símbolos vivos do Ribatejo, tendo sido homenageado o campino goleganense Cesário Pedro.

Como reconhecimento dos excelentes resultados desportivos e profissionais alcançados a nível internacional, foi distinguido pela FNC e pelo Município da Golegã o cavaleiro goleganense Marco Boavista. Foi instituído também o Prémio Carreira Carlos Relvas, com o intuito de distinguir o cavaleiro tauromáquico com mais anos de alternativa e, assim, enfatizar a ligação ímpar do cavalo lusitano à arte do toureio, conseguindo ter o Picadeiro Central repleto de cavaleiros tauromáquicos trajados à portuguesa como há muitas décadas não se via, tendo este ano sido homenageado o cavaleiro tauromáquico D. Francisco de Mascarenhas, com 78 anos de alternativa.

A organização destaca um aumento considerável dos cavaleiros e amazonas e das atrelagens presentes, com novo record a ser alcançado, com a participação de 2240 cavalos e 310 atrelagens, tendo-se verificado um acréscimo de carros clássicos e réplicas de 2022 para 2023 de 81%, o que contribui para um aumento da segurança e para uma melhoria da imagem da manga e do evento.

Estiveram presentes mais de 500 conjuntos em 3 dias nos saltos de obstáculos, com a presença de vários cavaleiros internacionais. No ensino, foi batido o record de participantes, tendo sido atingida pela primeira vez a marca dos 100 cavaleiros em prova, com duas pistas a funcionar em simultâneo. No raid internacional de endurance participaram cavaleiros de 8 nacionalidades diferentes.

Foi aberto o caminho à participação de criadores de cavalo lusitano de outros países, com a presença, este ano, de uma coudelaria mexicana que brindou a festa com a sua participação, medida extremamente importante para a promoção e incentivo ao comércio e exportação do sector, estando em vista no futuro a expansão da FNC e um aumento do número de criadores e coudelarias presentes. Foram ainda estabelecidos diversos contactos e ligações com as entidades oficiais nacionais e estrangeiras, tendo sido realizada uma visita da Senhora Ministra da Agricultura, bem como do Senhor Embaixador do México em Portugal.

A próxima edição da Feira Nacional do Cavalo decorrerá entre os dias 01 e 11 de Novembro de 2024.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…