O município da Golegã está a elaborar um projeto para a construção de um açude amovível no rio Almonda, na freguesia de Azinhaga, para garantir a manutenção do espelho de água durante os meses de verão.

Segundo o município, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) já indicou que a solução é viável, estando o processo agora dependente da consulta formal ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

“Tivemos uma reunião com a APA que disse-nos formalmente que havia a possibilidade de construir um açude e explicou-nos o que é que temos que fazer para conseguirmos obter a aprovação”, explicou à Lusa o vice-presidente da Câmara da Golegã, no distrito de Santarém, Diogo Rosa.

Além disso, contou, há dois meses o ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, visitou o local proposto para a construção do açude e manifestou apoio à iniciativa.

Ainda segundo o autarca, o projeto tem como objetivos principais o armazenamento de água para agricultura, a manutenção da biodiversidade e o aproveitamento turístico da zona ribeirinha.

“Os benefícios são três: a questão do armazenamento de água para a agricultura, que alimenta os aquíferos daquela zona e onde os agricultores podem retirar água para rega; a manutenção da biodiversidade e o aproveitamento turístico. Temos um passadiço onde as pessoas podem passear e atividades para pesca desportiva. Se o rio estiver seco, este aproveitamento turístico deixa de existir”, afirmou.

A estrutura será construída com materiais naturais, para permitir a sua remoção após o verão.

O município espera implementar esta solução até abril, garantindo a sua funcionalidade entre maio e outubro, os meses mais críticos de seca.

De acordo com o vice-presidente, trata-se de uma solução económica, que poderá ser executada por “poucos milhares de euros”, aproveitando materiais naturais. 

Em agosto de 2023, a APA emitido um primeiro parecer desfavorável à construção de um açude, argumentando que poderia colocar em causa a segurança de pessoas e bens e a garantia das condições naturais de infiltração. 

Leia também...

Milhares de crianças esperadas em Fátima no dia 10 de junho para peregrinação anual

Dezenas de milhares de pequenos peregrinos são esperados no Santuário de Fátima…

Exposição “Adeus, até ao meu regresso!” volta a Constância

A exposição Adeus, até ao meu regresso! – Memórias da Guerra Colonial…

Acidente provoca dois feridos em Santarém

Um acidente entre dois ligeiros provocou o corte da circulação na Rua…

Santarém assinala Dia Mundial para a Igualdade

No âmbito do Plano Municipal para a Igualdade entre Mulheres e Homens…