O Governo decidiu antecipar o alívio de restrições relativas à covid-19 já a partir de segunda-feira, em virtude de se ter atingido uma taxa de vacinação de 70%.

Mariana Vieira da Silva, primeira-ministra em exercício durante as férias do chefe do executivo, António Costa, falava após uma reunião de Conselho de Ministros extraordinária, que decidiu antecipar a segunda fase de desconfinamento para 23 de Agosto.

Por decisão do Governo, deixa de vigorar a situação de calamidade e Portugal passa para o estado de contingência, no âmbito do qual o alívio de diversas restrições no continente previsto para o início de Setembro foi adiantado para a próxima segunda-feira.

Os transportes públicos deixam assim de ter as limitações a que estavam sujeitos desde 10 de Junho no continente português, ou seja, lotação de dois terços e, no caso de táxis e TVDE, proibição de utilização dos bancos da frente.

Além do levantamento de limites nos transportes, os restaurantes, cafés e pastelarias passam a ter limite máximo de oito pessoas por grupo no interior, em vez de seis, e de 15 pessoas por grupo em esplanadas, em vez de 10.

Nesta segunda fase do alívio das restrições, os espectáculos culturais passam a ter 75% de lotação (contra os 66% actuais), assim como eventos como casamentos e baptizados.

Já a lotação máxima das lojas vai aumentar das actuais cinco pessoas por 100 metros quadrados para oito pessoas também a partir de segunda-feira, enquanto os serviços públicos, como as lojas do cidadão, passam a funcionar sem marcação prévia a partir de 01 de Setembro.

Na sua intervenção, a ministra destacou que o país apresenta uma incidência de 316,6 casos por 100 mil habitantes a 14 dias e um índice de transmissibilidade (Rt) de 0,98.

“Quando vemos a evolução, vemos que desde o início deste mês o Rt voltou a subir, mas continuando abaixo de 1. No mês de Julho, quando se apresentou o quadro que actualmente seguimos, passámos a uma fase em que o elemento central passou a ser a percentagem de população vacinada com as duas doses. No dia 18 de Agosto ultrapassámos os 70% e o país tem uma percentagem acima da média da União Europeia”, salientou.

Mariana Vieira da Silva comparou ainda a última onda epidémica com a que ocorreu no início de 2021, vincando que Portugal não se aproximou nunca dos valores de Janeiro e que a situação actual é de “planalto”.

Em Portugal, desde Março de 2020, morreram 17.622 pessoas e foram registados 1.014.632 casos de infecção, segundo a Direção-Geral da Saúde.

Leia também...

Rotary Clube de Santarém com dois novos Clubes Interact

O Rotary Clube de Santarém constituiu dois clubes Interact: o Clube Escola Sá da Bandeira e o Clube de Santarém cujos novos membros foram…

Morreu José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímpico de Portugal

O presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), José Manuel Constantino, morreu ontem, domingo, dia 11 de Agosto, aos 74 anos, em Lisboa, anunciou…

Trabalhadores do centro de distribuição dos CTT do Cartaxo em greve até dia 15

Os trabalhadores do Centro de Distribuição Postal dos CTT do Cartaxo, no distrito de Santarém, estão em greve até ao final da próxima semana, para…

Secretária de Estado da Educação encabeça lista do PS por Santarém

A actual secretária de Estado Adjunta e da Educação, Alexandra Leitão, vai encabeçar a lista de deputados do PS pelo distrito de Santarém às…