O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira, 3 de Setembro, a aplicação de taxas de IVA da electricidade “diferenciadas em função dos escalões de consumo”.

No briefing da reunião do Governo, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, anunciou a aprovação desta aplicação, uma medida que será detalhada pelo ministro de Estado e das Finanças, João Leão, na mesma conferência de imprensa.

Numa recente entrevista ao Expresso, o primeiro-ministro, António Costa já tinha garantido que o Governo vai “usar ainda este ano a autorização legislativa” que foi concedida “para a redução do IVA” da electricidade.

Esta medida “entrará em vigor ainda este ano”, uma vez que a descida do IVA da electricidade é “transversal a todas as famílias”.

Em 12 de Junho, o Comité do IVA da Comissão Europeia não manifestou hoje oposição à mudança solicitada pelo Governo português para adequar esta taxa na factura da luz ao escalão do consumo, podendo avançar com a medida, informaram fontes comunitárias.

Leia também...

197 casos positivos de Covid-19 no distrito de Santarém

O distrito de Santarém registou este sábado, 4 de Abril, quatro novos casos de infecção por Coivd-19, subindo para 197 os casos confirmados na…

Santarém – Este sábado, vamos aos Toiros!

Em temporada de inquietantes anormalidades, a tauromaquia ressentiu-se, tal como os restantes sectores da sociedade portuguesa, das medidas de carácter extraordinário implementadas pela Direcção…

Vinhos do Tejo asseguram quantidade de uvas e qualidade dos vinhos na colheita de 2020

Estamos em vindimas e, depois de anunciada, no início do mês de Agosto, uma previsão no que toca à quantidade, que deveria estar dentro…

Câmara de Santarém compra 5 mil viseiras de protecção facial para várias entidades do concelho

O Município de Santarém comprou 5000 viseiras de proteção facial para distribuir pelos profissionais de saude, bombeiros, trabalhadores de vários serviços públicos e funcionários…