O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira, 3 de Setembro, a aplicação de taxas de IVA da electricidade “diferenciadas em função dos escalões de consumo”.

No briefing da reunião do Governo, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, anunciou a aprovação desta aplicação, uma medida que será detalhada pelo ministro de Estado e das Finanças, João Leão, na mesma conferência de imprensa.

Numa recente entrevista ao Expresso, o primeiro-ministro, António Costa já tinha garantido que o Governo vai “usar ainda este ano a autorização legislativa” que foi concedida “para a redução do IVA” da electricidade.

Esta medida “entrará em vigor ainda este ano”, uma vez que a descida do IVA da electricidade é “transversal a todas as famílias”.

Em 12 de Junho, o Comité do IVA da Comissão Europeia não manifestou hoje oposição à mudança solicitada pelo Governo português para adequar esta taxa na factura da luz ao escalão do consumo, podendo avançar com a medida, informaram fontes comunitárias.

Leia também...

Associação de Jogos Tradicionais integra projeto EPHEMERA

A Associação de Jogos Tradicionais da Guarda (AJTG) vai funcionar como ponto de recolha, neste distrito, de documentação e materiais para o protejo EPHEMERA,…

Ex-director de urbanismo da Câmara de Santarém começa a ser julgado por abuso de poder

O ex-director do urbanismo da Câmara de Santarém começa na terça-feira, 18 de Junho, a ser julgado pelo Tribunal de Santarém num processo em…

Liga dos Bombeiros assegura que condutor de ambulância alcoolizado de Coruche é “caso isolado”

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) assegurou esta quinta-feira, 2 de Dezembro, que a detenção de um profissional de Coruche, que conduzia alcoolizado uma…

Homem detido em Coruche por tentativa de homicídio e violência doméstica

Um homem de 46 anos, suspeito dos crimes de homicídio tentado e violência doméstica, foi detido em Coruche, informou hoje a Polícia Judiciária (PJ). Em…