O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira, 3 de Setembro, a aplicação de taxas de IVA da electricidade “diferenciadas em função dos escalões de consumo”.

No briefing da reunião do Governo, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, anunciou a aprovação desta aplicação, uma medida que será detalhada pelo ministro de Estado e das Finanças, João Leão, na mesma conferência de imprensa.

Numa recente entrevista ao Expresso, o primeiro-ministro, António Costa já tinha garantido que o Governo vai “usar ainda este ano a autorização legislativa” que foi concedida “para a redução do IVA” da electricidade.

Esta medida “entrará em vigor ainda este ano”, uma vez que a descida do IVA da electricidade é “transversal a todas as famílias”.

Em 12 de Junho, o Comité do IVA da Comissão Europeia não manifestou hoje oposição à mudança solicitada pelo Governo português para adequar esta taxa na factura da luz ao escalão do consumo, podendo avançar com a medida, informaram fontes comunitárias.

Leia também...

Câmara de Alcanena vai apresentar queixa-crime por crimes ambientais

A Câmara de Alcanena decidiu apresentar uma queixa-crime contra desconhecidos, por crimes ambientais praticados no sistema de tratamento de águas residuais do concelho, disse…

Militar da GNR salva idoso que se atirou para um tanque de ETAR

Um idoso, com cerca de 70 anos de idade, foi resgatado com vida do interior de um tanque de uma ETAR por um militar…

Tribunais retomam hoje actividade regular

Os tribunais retomam esta quarta-feira, 3 de Junho, a realização de diligências presenciais, mas dirigentes do sector antevêem que o regresso à actividade normal…

Casal de idosos desalojado devido a incêndio em habitação

Um casal de idosos ficou esta segunda-feira, 18 de Novembro, desalojado na sequência de um incêndio na habitação onde residiam, em Benavente. Segundo fonte…