O Governo aprovou hoje o decreto-lei que estabelece medidas excepcionais de protecção de postos de trabalho, como a redução temporária do período normal de trabalho ou suspensão de contrato de trabalho.

O anúncio foi feito pela ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Mariana Vieira da Silva, e pelo ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, em conferência de imprensa, no final de uma reunião do Conselho de Ministros, em Lisboa.

O novo regime está acessível a “empresas ou estabelecimentos cujo encerramento total ou parcial tenha sido decretado por decisão das autoridades políticas ou de saúde” e a empresas cuja paragem, total ou parcial, da sua actividade “resulte da interrupção das cadeias de abastecimento globais, ou a suspensão ou cancelamento de encomendas”.

Também podem aceder as empresas que registem uma “queda acentuada de, pelo menos, 40% da facturação, por referência ao mês anterior ou período homólogo”.

Durante o período de redução ou suspensão do contrato de trabalho e nos 60 dias seguintes à sua aplicação, “o empregador não pode cessar contratos de trabalho, através de despedimento colectivo ou por extinção do posto de trabalho, relativamente aos trabalhadores abrangidos pelas medidas de apoio”, acrescentou o executivo.

Leia também...

Domingo é dia de Tomar no Convento de Cristo

É já no próximo domingo, dia 2 de Junho, que se realiza a terceira edição da iniciativa Tomar no Convento de Cristo, no âmbito…

Cartaxo celebra 204.º aniversário de elevação a concelho

O Cartaxo celebrou, no passado dia 10 de Dezembro, o 204.º aniversário de elevação a concelho com uma Sessão Solene, no Centro Cultural do…

Juvenis vitorianos na final do Campeonato Distrital

Os juvenis do Futsal do Vitória Clube de Santarém qualificaram-se para a final do Campeonato Distrital com um vitória por 1-0 no passado sábado,…

Acidente provoca dois feridos na estrada do campo em Alpiarça

Um despiste de um veículo ligeiro de passageiros provocou na noite deste sábado, 29 de Junho, dois feridos leves na EN 368, vulgarmente conhecida…