O Governo aprovou hoje o decreto-lei que estabelece medidas excepcionais de protecção de postos de trabalho, como a redução temporária do período normal de trabalho ou suspensão de contrato de trabalho.

O anúncio foi feito pela ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Mariana Vieira da Silva, e pelo ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, em conferência de imprensa, no final de uma reunião do Conselho de Ministros, em Lisboa.

O novo regime está acessível a “empresas ou estabelecimentos cujo encerramento total ou parcial tenha sido decretado por decisão das autoridades políticas ou de saúde” e a empresas cuja paragem, total ou parcial, da sua actividade “resulte da interrupção das cadeias de abastecimento globais, ou a suspensão ou cancelamento de encomendas”.

Também podem aceder as empresas que registem uma “queda acentuada de, pelo menos, 40% da facturação, por referência ao mês anterior ou período homólogo”.

Durante o período de redução ou suspensão do contrato de trabalho e nos 60 dias seguintes à sua aplicação, “o empregador não pode cessar contratos de trabalho, através de despedimento colectivo ou por extinção do posto de trabalho, relativamente aos trabalhadores abrangidos pelas medidas de apoio”, acrescentou o executivo.

Leia também...

Mercado Municipal não será transformado num supermercado

O presidente da Câmara Municipal de Santarém desmentiu, “categoricamente”, na última sessão da Assembleia Municipal, realizada na passada sexta-feira, que é intenção da autarquia…

II Festival de Órgão de Santarém encerrou com missa dominical na Catedral

O II Festival de Órgão de Santarém (FÓS) encerrou com a missa dominical, de 17 de novembro, na Catedral de Santarém, que foi integralmente…

Recolha de donativos nas farmácias beneficia os ribatejanos mais afectados pela pandemia

Este Natal, pelo quarto ano consecutivo irá decorrer nas Farmácias do distrito de Santarém a campanha de angariação de fundos “Dê Troco a Quem…

Incêndio interrompe circulação na Linha do Norte

Um incêndio que deflagrou esta tarde de quinta-feira, 27 de Junho, no Pombalinho, concelho da Golegã, obrigou à interrupção da circulação ferroviária na Linha…